SEGS Portal Nacional

Saúde

Hidradenite: entenda o que é a doença que causa cistos parecidos com espinhas na pele

  • Sexta, 06 Março 2020 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Apesar de ser facilmente confundida com acne, a hidradenite supurativa, ou acne inversa, necessita de cuidados e tratamentos específicos para evitar complicações que vão desde cicatrizes até infecções.

É muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha sofrido com acne em algum momento da vida, afinal, é uma das doenças de pele mais comuns, atingindo a maior parte da população independentemente do sexo e idade. Porém, nem tudo é o que parece, já que existem outras doenças de pele com características semelhantes à acne, mas que possuem tratamentos e causas completamente diferentes, como é o caso da hidradenite supurativa, também conhecida como acne inversa. “Geralmente confundida com furúnculos ou espinhas grandes, a hidradenite supurativa é uma inflamação crônica da pele que se caracteriza pelo surgimento de inchaços e cistos profundos em regiões como axilas, mamas, virilha, genitais e glúteos, que liberam secreção purulenta e causam desconforto e dor”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Afetando principalmente mulheres, a hidradenite supurativa é uma doença não contagiosa rara que atinge cerca de 1% da população mundial e ainda não possui causas bem estabelecidas. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia considera a hidradenite supurativa como uma doença auto inflamatória, quando o organismo causa uma resposta inflamatória exagerada, provocando agressões à pele. Sabe-se ainda que a doença está relacionada à genética, mas outros fatores, como tabagismo, sobrepeso e alterações hormonais, também podem estar associados ao surgimento da condição”, diz a médica. De acordo com a especialista, os sintomas da hidradenite supurativa podem incluir inflamação da pele e de suas estruturas (folículos pilosos) com o surgimento de "caroços" de vários tamanhos, vermelhidão intensa no local afetado, dor e saída de secreção.

Podendo surgir em qualquer idade, mas sendo mais comum após os 20 anos, a doença não possui cura, mas deve ser tratada para evitar complicações como infecções, cicatrizes, restrições de movimento (pelas cicatrizes), isolamento social e, em casos raríssimos, até mesmo câncer. “Por ser uma doença crônica, o tratamento da hidradenite supurativa visa o controle dos sintomas e prevenção de novos quadros. Geralmente, consiste no uso anti-inflamatórios e antibióticos. Em alguns casos, o médico pode recomendar também uma cirurgia”, destaca a dermatologista. A depilação a laser, por destruir os folículos pilosos onde a inflamação e infecção se instalam, também pode ser bastante benéfica. Além disso, é possível adotar alguns hábitos que auxiliam na prevenção da doença, como higienizar a pele diariamente, não fumar, dar preferência para depilação à laser e evitar o uso de roupas apertadas e desodorantes com fórmulas que podem irritar a pele. “Porém, caso você note o surgimento de tais lesões, o mais importante é que você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá realizar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para você”, finaliza a Dra. Paola Pomerantzeff.

FONTE: DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version