SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital elabora cartilha para orientar crianças que queiram visitar parentes internados na UTI

  • Segunda, 03 Fevereiro 2020 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A presença dos pequenos no tratamento de um ente querido pode ser importante para sua recuperação; Hospital Santa Isabel, de Blumenau, conta com acompanhamento psicológico para facilitar esse momento

Quem já vivenciou a internação de um familiar na UTI de um hospital sabe. A rotina de exames, avaliações médicas e atualizações do quadro de saúde do paciente pode ser muito desgastante emocionalmente. É preciso que os profissionais da saúde façam um atendimento proativo dos parentes da pessoa internada, buscando acolher e esclarecer dúvidas.

Quando se tem crianças na família, isso se torna ainda mais necessário, já que elas perguntam, sentem falta e buscam informações sobre o paciente. Não é uma tarefa fácil, mas é preciso considerá-las como parte importante do processo e valorizar seus questionamentos, já que para os pequenos a situação é completamente desconhecida e ainda mais assustadora. E, em período de férias escolares, como agora, as visitas de crianças ao hospital aumentam.

Pensando nisso, o Serviço de Psicologia do Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, elaborou uma cartilha ilustrada com orientações básicas para crianças sobre o que é uma Unidade de Tratamento Intensivo. Normalmente, as visitas à UTI só são liberadas a partir dos 16 anos, mas quando a família solicita a entrada de uma criança, a psicóloga leva a solicitação à equipe multidisciplinar, que avalia o pedido. O horário deve ser agendado, de preferência em um momento diferente dos demais visitantes.

A abordagem e leitura da cartilha

Segundo Vanessa Beck, psicóloga da UTI do Hospital Santa Isabel, o desejo da criança de realizar a visita e a opinião do paciente, caso tenha condições, são as primeiras coisas a se considerar. “O grau de afinidade da criança com a pessoa internada é muito importante, porque influencia diretamente no enfrentamento daquela situação. Falamos também com os adultos para entender como é aquela rede de amparo familiar, e se houve conversas sobre o adoecimento e a internação”, afirma a psicóloga.

Na maioria dos casos, a psicóloga conversa a sós com os pequenos enquanto eles folheiam a cartilha, que é repleta de ilustrações. Eles também recebem lápis e papel para facilitar a expressão dos sentimentos, e o uso de brinquedos e bonecos que remetam à condição hospitalar também pode ser apropriado. “O adoecimento de um ente querido suscita fantasias e angústias para as crianças. Trabalhar com a verdade e falar sobre questões que são tabu, como a morte, possibilita desenvolvimento emocional, mesmo que em um momento de tristeza”, completa Vanessa.

Sobre o Hospital Santa Isabel (HSI)

A história deste que é um dos maiores hospitais de Santa Catarina está ligada à chegada das primeiras Irmãs da Divina Providência ao Brasil, em 1895, que praticavam enfermagem ambulante em toda a região. Com o tempo, o aumento do número de pacientes e o apoio logístico da sociedade blumenauense, nascia oficialmente, em 4 de outubro de 1909, o Hospital Santa Isabel. Desde 2015, essa filosofia é levada adiante pela administração da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). Hoje, o HSI conta com uma equipe formada por aproximadamente 1.300 colaboradores e 311 médicos, mais de 260 leitos, sendo 10 na UTI Coronariana e 20 na UTI Geral, e atende 44 especialidades médicas em uma área de mais de 28 mil metros quadrados. Sua intensa vocação à Alta Complexidade o torna referência em especialidades como Implante de Marca Passo, Hemodinâmica, Radioterapia, Neurologia Clínica e Neurocirurgia. O Santa Isabel também é reconhecido como o melhor hospital transplantador de Santa Catarina, estando entre os cinco principais hospitais que realizam transplantes de fígado no Brasil. Por todos esses números, o Santa Isabel é referência para aproximadamente 90 municípios catarinenses, além de pacientes oriundos de outros locais do país. É reconhecido pelo Governo do Estado como a unidade hospitalar que mais realiza procedimentos de transplantes de órgãos em Santa Catarina. Com uma média geral de 15 mil internações por ano, mantém um percentual em torno de 70% de seus atendimentos no Serviço de Emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version