Dor existencial
A história de uma pianista de grande potencial que vê a sua carreira se desmantelar por uma série de questões psicológicas, que a levam inclusive a uma internação e ao uso de medicamentos é o cerne do filme “An Audience of Chairs”, uma excelente oportunidade de conhecer a cinematografia do Canadá, que inclui belas paisagens e ótimos atores.
O destaque é Carolina Bartczak, que consegue transmitir toda a angústia de uma artista que é relegada a segundo plano pelo marido e que, obcecada pela carreira, esquece suas filhas numa ilhota próxima. Elas são salvas por pescadores, mas o episódio é o ponto de virada para que o marido peça para divórcio e para que a sua vida se transforme.
Deanne Foy realiza uma direção elegante para mostrar as oscilações da protagonista entre momentos de entrega à música e períodos de depressão, nos quais mal consegue sair da cama ou enfrentar situações de elevado estresse. Dessa maneira, se distancia das filhas, que crescem longe dela.
A atriz consegue transmitir as nuanças dessa trajetória existencial marcada por pequenos fatos, que ganham, pelas características da personalidade da protagonista, dimensões épicas. É o que ocorre quando não consegue atender um telefonema das meninas ou quando decide ir ao casamento de uma delas. Tudo se amplia em uma atmosfera de comovente e penetrante dor existencial.
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
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