UICC promove campanha global no Dia Mundial do Câncer
Com o tema “Eu sou e eu vou”, ações de educação e informação pretendem conscientizar a sociedade sobre o câncer e o impacto da doença no mundo todo
A Union for International Cancer Control (UICC) organiza anualmente uma campanha mundial para conscientizar a sociedade sobre a importância da informação e da educação sobre o câncer, por meio de ações pessoais, coletivas e governamentais. No Brasil, a FEMAMA é a instituição que lidera a iniciativa, ao lado da Bristol-Myers Squibb, que, dentre outras, apoia globalmente a UICC no Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro.
Em sintonia com o que preconiza a UICC, a FEMAMA já está atuando desde o dia 20 de janeiro, quando lançou a sua campanha nas redes sociais. Tanto a FEMAMA quanto às suas ONGs afiliadas trabalharam em prol do acesso mais rápido ao diagnóstico e tratamento precoces, por meio da mobilização do Congresso Nacional e Presidência da República para aprovar a “Lei dos 30 Dias”, a qual estabelece o prazo máximo de um mês para a confirmação da doença no sistema público.
O tema da campanha é “I am and I will” - ou, em tradução livre para o português, “Eu sou e eu vou” - e pretende engajar as pessoas em um compromisso que possa reduzir o número de mortes prematuras causadas pelo câncer e doenças não transmissíveis em um terço até 2030. Com ações como estas, até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas a cada ano com a implementação de estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces1.
Segundo dados compartilhados pela UICC, o custo total do câncer no mundo é estimado em mais de US$ 1,6 trilhão, o que equivale ao PIB de países como Irlanda, Noruega e Cingapura juntos2. Diante dessa realidade, Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb do Brasil, comenta que a empresa “apoia programas, iniciativas e organizações que ajudam a melhorar a saúde, expandem oportunidades de pesquisa, promovem e ampliam a educação em ciência e tecnologia, além de prestar serviços para nossa população. Por isso, apoiar a campanha no Brasil e no mundo pode fazer a diferença para milhares de pacientes, esse é o nosso papel”.
A campanha da UICC conta ainda com diversos membros associados no País, além da FEMAMA, como associações de pacientes, institutos e hospitais especializados no tratamento do câncer, entre eles Abrale, A.C. Camargo, INCA, Instituto Avon, Hospital de Caridade de Ijuí, Associação Brasileira de Enfermagem, Oncoguia e o movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC).
O Instituto Vencer O Câncer (IVOC) também está atuando na campanha “Eu sou e eu vou” e, para tanto, vai propor um desafio em suas redes sociais com o oncologista Dr. Fernando Maluf. “Nesta ação, vamos engajar os seguidores para responderem à pergunta mote da campanha - ‘Qual é a coisa mais corajosa que você pode fazer pelo câncer?’ – e, por meio dela, provocar uma reação positiva na sociedade sobre o impacto da doença nos pacientes, familiares e cuidadores”, comenta o oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer. Além do IVOC, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem um evento agendado para lançar a “Estimativa 2020-2022: Incidência de Câncer no Brasil” no Rio de Janeiro no dia 4 de fevereiro.
Para saber mais informações sobre a campanha “Eu sou e eu vou” da UICC no Brasil, acesse o site e, nas redes sociais, use as hashtags #EuSouEEuVou e #DiaMundialDoCancer.
Sobre a BMS
A Bristol-Myers Squibb é uma biofarmacêutica global que tem como missão descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudem a transformar a vida de pacientes que enfrentam doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol-Myers Squibb, visite BMS.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, YouTube, Facebook e Instagram. Celgene e Juno Therapeutics são subsidiárias integrais da Bristol-Myers Squibb. Em alguns países, devido às leis locais, Celgene e Juno Therapeutics são referenciadas como Celgene, uma empresa da Bristol-Myers Squibb e Juno Therapeutics, uma empresa da Bristol-Myers Squibb.
Referências bibliográficas:
1 Knaul FM, Arreola-Ornelas H, Atun R, Mendez O, Guerrero R, Alsan M, Seinfeld J.: Investing in cancer care and control. Capítulo 3 em: Knaul FM, Gralow JR, Atun R, Bhadelia A. editors for the Global Task Force on Expanded Access to Cancer Care and Control in Developing Countries. Closing the Cancer Divide: An Equity Imperative. Cambridge, MA: Harvard Global Equity Initiative; 2012. Distribuído por Harvard University Press.
2 Stewart BW, Wild CP, editors. World cancer report 2014 Lyon: International Agency for Research on Cancer; 2014
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>