SEGS Portal Nacional

Saúde

Permaneça fisicamente ativa após a mastectomia

  • Quarta, 22 Janeiro 2020 12:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Após a mastectomia, que consiste na remoção cirúrgica da mama que ocorre especialmente durante o tratamento para câncer de mama, fazer exercícios regularmente é uma parte importante da manutenção da saúde física e emocional da paciente/atleta

Existe o preparo para a cirurgia, o procedimento e finalmente a recuperação. Participar de atividades físicas regulares faz parte dessa terceira etapa e pode melhorar seu humor, ajudá-la a manter o controle de sua recuperação e a construir força e flexibilidade muscular. Educar-se sobre o que fazer após a mastectomia com relação ao exercício físico é o primeiro passo para garantir que você permaneça ativa.

Exercite-se com segurança

Sempre faça um check-up com seu médico do esporte antes de iniciar um regime de exercícios para reduzir o risco de lesões. O exercício após uma mastectomia não deve causar desconforto considerável ou outros problemas. Se você sentir dor que não diminui ou que piora, uma sensação pesada nos braços, inchaço, dores de cabeça, formigamento, tontura ou problemas de coordenação, interrompa o treino e entre em contato com o seu médico. A ideia é você praticar atividades físicas sem sentir nada.

Pratique a respiração profunda

Os exercícios de respiração profunda garantem que seus pulmões possam lidar com as rotinas de exercícios e aliviar o estresse, assim que seu médico disser que você pode começar a se exercitar. Exercícios de respiração profunda envolvem estar deitada de costas enquanto inspira lenta e profundamente e depois expira lentamente. Você deve estabelecer uma meta para praticar a respiração profunda cinco ou seis vezes ao longo do dia: ajuda muito a você se escutar e se conhecer.

Use roupas confortáveis

Exercite-se com roupas largas e confortáveis, projetadas para malhar, em vez de roupas restritivas e justas. Se você usar sutiãs de mama personalizadas, verifique se elas se encaixam com segurança durante o treino para não fazer atrito e atrapalhar na cicatrização.

Tente fazer alongamento simples

Os exercícios básicos de alongamento ajudam a aliviar a rigidez do ombro, comum após uma mastectomia. Concentre-se em praticar alongamentos suaves para melhorar sua amplitude de movimento e força nos ombros afetados. Isso pode envolver segurar as mãos atrás das costas e empurrá-las para trás; ou segurar a moldura da porta e dar um passo à frente para esticar os ombros. A sensação é de puro alívio.

Crie exercícios cardiovasculares

As atividades cardiovasculares ajudam a manter a forma pós-mastectomia, reduzir o estresse e aumentar a resistência. Elas também fornecem uma boa razão para passar mais tempo ao ar livre. Dependendo do seu nível de conforto, você pode caminhar, correr ou pedalar para envolver seu sistema cardiovascular.

Não se esqueça de fazer exercícios de fortalecimento

Os exercícios de fortalecimento desempenham um papel importante para ajudar a manter a forma e a saúde após a mastectomia. No entanto, você não deve fazê-los logo após o procedimento. Normalmente, os pacientes são liberados para começar a fortalecer os exercícios quatro a seis semanas após a cirurgia. Para garantir que você esteja realizando exercícios de levantamento de peso e construção de força com segurança, planeje visitar um fisioterapeuta para obter orientação.

Torne o seu treino divertido

Ouça sua música favorita enquanto se exercita ou tente atividades diferentes para manter seu exercício pós-mastectomia mais emocionante. Tente fazer aulas de yoga ou Pilates, aprender novos movimentos de dança ou nadar. Faça também com a família, para o seu treino render mais e você apreciá-lo. Juntos com amigos ou familiares, todos irão encorajá-la.

Bons treinos!

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version