SEGS Portal Nacional

Saúde

Governo avalia incorporação de medicamentos já disponíveis na rede privada para tratamento de câncer de pele agressivo no SUS

  • Terça, 21 Janeiro 2020 12:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Edelman
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Novartis convida sociedade civil a participar de consulta pública que analisa incorporação de remédios mais eficazes para melanoma metastático

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) abriu consulta pública para avaliar a incorporação de diversos medicamentos para tratar o melanoma, menos comum dos cânceres de pele, mas o mais severo devido ao alto risco de disseminação para outros órgãos. Anualmente, o Brasil registra 6.260 novos casos da doença e 1.794 óbitos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Especialistas defendem que o tema exige urgência, pois os pacientes do sistema público - cerca de 70% dos brasileiros - não têm acesso aos tratamentos mais eficientes[1], já disponíveis na rede privada desde janeiro de 2018. Atualmente, a diretriz (DDT) que estabelece o tratamento sugerido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para melanoma metastático (quando o câncer se espalhou para outros órgãos) contempla apenas um quimioterápico-padrão que não apresenta resultados muito efetivos[2].

O melanoma metastático é um tipo de câncer com alta frequência de mutações genéticas, a mais comum delas, que representa aproximadamente metade dos casos, ocorre em um gene chamado BRAF[3]. Em estudo realizado com pacientes com melanoma metastático com presença de mutação BRAF utilizando terapia alvo combinada, a sobrevida global destes pacientes teve um aumento significativo, trazendo maior benefício a estes pacientes[4].

"Para os pacientes com mutação BRAF, as terapias-alvo são muito efetivas, apresentando aumento significativo no tempo e qualidade de vida. Se os planos de saúde já disponibilizam essas opções há praticamente dois anos, por que o paciente do SUS não teria o mesmo direito?", pontua Dr. Antônio Carlos Buzaid, diretor geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Morais da Beneficência Portuguesa (SP) e membro do comitê gestor do Centro Oncológico do Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda que a decisão preliminar da CONITEC seja pela ‘não incorporação’ de medicamentos de terapia-alvo e imunoterapias, as contribuições da sociedade civil podem influenciar a recomendação final da instituição e garantir o acesso dos pacientes com melanoma metastático aos melhores tratamentos disponíveis.

Todo podem expressar sua opinião sobre a incorporação de terapias-alvo e imunoterapias para tratamento de pacientes com melanoma BRAF mutado no SUS. Na consulta pública, a opção DISCORDO da recomendação preliminar da CONITEC é a favor da incorporação de novas terapias no sistema público. Já a opção CONCORDO é favorável a não incorporação desses novos medicamentos.

As consultas públicas têm como objetivo promover a participação da sociedade nos processos de tomada de decisões do governo sobre políticas públicas de saúde. Esta consulta está aberta até 21 de janeiro de 2020. Para o envio de contribuições, o interessado deve acessar o site http://conitec.gov.br/consultas-publicas, buscar a consulta sob o nome "Terapia-alvo (vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe, trametinibe) e imunoterapia (ipilimumabe, nivolumabe, pembrolizumabe) para o tratamento de primeira linha do melanoma avançado não-cirúrgico e metastático", número 85 - e seguir as instruções.

Referências:
[1] Heinzerling L, Kuhnapfel S, Meckbach D. Rare BRAF Mutations in Melanoma Patients: Implications for Molecular Testing in Clinical Practice. British Journal of Cancer. 2013.
[2] BREAK-3 study. Disponível em: http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/jco.2013.31.15_suppl.9013
[3] American Cancer Society. Targeted Therapy for Melanoma Skin Cancer. Disponível em http://www.cancer.org/cancer/melanoma-skin-cancer/treating/targeted-therapy.html. Acesso em outubro de 2017.
[4] Novartis COMBI-AD study of Tafinlar® + Mekinist® continues to demonstrate relapse free survival benefit in patients with BRAF V600-mutant stage III melanoma. Available at: http://www.novartis.com/news/media-releases/novartis-combi-ad-study-tafinlar-mekinist-continues-demonstrate-relapse-free-survival-benefit-patients-braf-v600-mutant-stage-iii-melanoma


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Nov 28, 2025 Saúde

Saúde masculina além do Novembro Azul: como os…

Nov 27, 2025 Saúde

Cirurgia sem cortes: tecnologia de hemodinâmica…

Nov 27, 2025 Saúde

Onda coreana traz novo protocolo de skincare para os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version