SEGS Portal Nacional

Saúde

3 procedimentos para quem quer melhorar a aparência das mamas

  • Segunda, 06 Janeiro 2020 17:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cirurgião plástico explica quais são as cirurgias existentes para alterar a forma e tamanho dos seios e em que casos são indicadas.

Segundo levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as cirurgias de mama figuram entre os principais procedimentos estéticos realizados nos consultórios de cirurgia plástica. Isso por que a mamoplastia, nome genérico dado às cirurgias das mamas, possui as mais diversas indicações, sendo usadas tanto para aumentar e reduzir como para levantar os seios. Porém, a diversidade de nomes que os diferentes tipos de mamoplastia recebem pode causar confusão a quem chega pela primeira vez em um consultório de cirurgia plástica procurando tais procedimentos. Para ajudar nestes casos, o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, explicou como funcionam e quando são indicadas cada um dos tipos de cirurgia das mamas. Confira:

- Mamoplastia de aumento: Indicada para mulheres que possuem seios pequenos ou que sofreram com a diminuição das mamas devido a fatores como gravidez, envelhecimento, amamentação, mastectomia ou emagrecimento, este tipo de mamoplastia aumenta o tamanho dos seios e melhora a forma das mamas através da colocação de implantes de silicone. “A colocação da prótese é feita sob anestesia geral e pode ser realizada acima ou abaixo do músculo peitoral, dependendo da constituição física da paciente e do tamanho do implante escolhido. Já o pós-operatório é um dos mais tranquilos entre as cirurgias plásticas, sendo acompanhado de pouca dor e inchaço. Porém, exige-se o afastamento do trabalho por 10 dias e recomenda-se que não se eleve os braços acima do cotovelo por duas semanas. Os resultados levam de três a seis meses para aparecerem completamente”, destaca o cirurgião.

- Mastopexia: Também conhecida como cirurgia de elevação das mamas, a mastopexia é a técnica utilizada para corrigir seios flácidos e caídos. Segundo o Dr. Paolo, nesse procedimento, feito sob anestesia geral, realiza-se a retirada do excesso de pele e a elevação das mamas, podendo também ser associado a colocação de implante de silicone quando necessário. “Na recuperação deste tipo de mamoplastia a dor é pouca e há certo inchaço das mamas, mas a paciente pode retornar ao trabalho após duas semanas e pode voltar a fazer exercícios físicos após um mês. Porém, o processo de cicatrização é mais lento, podendo levar até um ano para que se complete”, ressalta.

- Mamoplastia redutora: A cirurgia de redução das mamas, ou mamoplastia redutora, é o procedimento que visa reduzir e melhorar a forma das mamas, sendo assim indicado para mulheres que possuem seios volumosos, desproporcionais e que causam dor nas costas devido ao tamanho. “As incisões para o procedimento variam de acordo com o caso. Geralmente é feita uma incisão em volta do mamilo que é acompanhada por outra incisão vertical, podendo ou não ser realizado também um corte horizontal na dobra abaixo da mama”, explica o cirurgião. “Feito sob anestesia geral, o procedimento exige, na maior parte das vezes, uma recuperação de duas semanas, sendo que, após esse período, a paciente pode voltar as atividades normais desde que não faça esforço físico até um mês depois da cirurgia.”

Porém, o Dr. Paolo ressalta que, antes de optar por qualquer um dos procedimentos acima, você deve conversar com seu cirurgião plástico.” Apenas ele poderá fazer uma avaliação completa de seus seios e corpo, verificando fatores como proporcionalidade, e assim indicar o melhor tipo de cirurgia de mamoplastia para cada caso”, finaliza.

PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 06, 2026 Saúde

Circulação da variante K da gripe reforça importância…

Fev 06, 2026 Saúde

Quando o implante chama atenção: entenda o linfoma raro…

Fev 06, 2026 Saúde

Teste de sangue menstrual no rastreamento do câncer de…

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version