SEGS Portal Nacional

Economia

Construtechs impulsionam reformas em 2022

  • Segunda, 21 Fevereiro 2022 09:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Mudança da relação do brasileiro com o lar e inclusão de novas tecnologias para facilitar a gestão da obra trazem boas perspectivas para este ano

Em meio à crise econômica provocada pela pandemia, alta dos juros e da inflação, os brasileiros passaram a investir mais em seus lares. Pesquisa da Archademy, maior marketplace de arquitetura do país, revela que 80% dos profissionais da área registraram crescimento de demanda em 2021, em relação ao ano anterior. A perspectiva é de que este movimento continue em 2022, com a inovação na oferta de serviços e a inclusão de novas tecnologias.

De acordo com especialistas, a necessidade de conforto provocada pelo isolamento social fez as pessoas valorizarem mais o lugar onde moram. “Muitos decidiram trocar de imóvel ou o reformaram como um todo, outros estão adequando o lugar para ter um ambiente de trabalho mais confortável e áreas de lazer. O fato é que, independentemente da conjuntura econômica, a relação do brasileiro com sua casa mudou”, diz Raphael Tristão, CEO da Archademy.

A arquiteta Deborah Torres Sintra, do Entrequadra Arquitetos, aposta numa demanda maior este ano por conta da possibilidade de a reforma ser realizada sem que o cliente precise necessariamente ficar na residência enquanto a obra acontece, além da oferta de serviços cada vez mais eficientes. “Não é fácil tocar um projeto com as pessoas em casa. Mas, de fato, houve um crescimento exponencial na procura pelos profissionais da arquitetura e acredito que essa mudança na relação com o lar seja definitiva”, afirma.

Dentre todos os 900 escritórios participantes da pesquisa, 95,5% dos profissionais receberam demanda para reforma de ambientes residenciais. Entre eles, 67,4% relataram ter recebido pedido de adequação do layout geral da casa, 65,8% para adequação da casa para home office e 58,4% para alterar os espaços de convivência. Além disso, 59,3% responderam que estão recebendo solicitações diferentes para adequações de ambientes pós COVID-19.

Inovação na prestação de serviços

Se antes reformar exigia lidar com uma série de profissionais e fornecedores, fazer diversas cotações e estar o tempo todo de olho na obra, a tecnologia mudou este cenário e tornou a vida do consumidor bem mais fácil. Tal mudança é mais ponto a impulsionar o mercado. “Só quem nunca realizou uma reforma desconhece as dificuldades de obter orçamentos confiáveis, encontrar profissionais preparados e responsáveis, comprar materiais a preços justos e ainda acompanhar a execução da obra para que tudo seja feito conforme o planejado”, explica o cofundador da Conecta Reforma, Danilo Duarte.

A construtech simplifica a realização da reforma desde a criação do projeto até o encerramento dos trabalhos, passando pela contratação dos profissionais, compra dos materiais necessários e logística de entrega dos mesmos. “O cliente faz apenas um contrato e tem acesso ao nosso time de engenharia e arquitetura para formatar seus desejos”, diz.

Além disso, segundo Duarte, a escala proporcionada pela operação permite adquirir materiais a preços competitivos e não existe o risco de um pedreiro, marceneiro, eletricista ou encanador, por exemplo, abandonar a obra pela metade ou fazer um trabalho de baixa qualidade.

Essas facilidades, junto com a alta demanda por reformas, levaram ao forte crescimento da startup, investida pela Juntos Somos Mais, joint venture criada pela Votorantim, Gerdau e pela Tigre. No ano passado, a startup superou a marca de 200 obras realizadas e movimentou R$ 12 milhões, operando em verticais de negócios como a intermediação entre clientes e prestadores, apoio ao desenvolvimento de projetos, homologação e treinamento de profissionais, além da supervisão e execução das reformas. A projeção é de que o ano de 2022 registre novo crescimento na casa de 3 dígitos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 22, 2025 Economia

Compra do imóvel próprio exige planejamento do…

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version