SEGS Portal Nacional

Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta impostos para grandes locadores de imóveis

  • Quarta, 18 Fevereiro 2026 18:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Alteração simplifica a cobrança dos impostos, mas pode tornar os aluguéis mais caros com o repasse dos custos da maior carga tributária - Freepik

 Alteração simplifica a cobrança dos impostos, mas pode tornar os aluguéis mais caros com o repasse dos custos da maior carga tributária para os locatários

A Reforma Tributária trouxe mudanças significativas ao sistema de impostos do Brasil, impactando diretamente o mercado imobiliário. Ao substituir tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a reforma unificou a tributação sobre bens e serviços, com o objetivo de simplificar o sistema, reduzir disputas judiciais e aumentar a segurança jurídica, especialmente no setor imobiliário.

Na prática, a locação de imóveis passará a incidir IBS e CBS sobre as receitas, consolidando cinco tributos em um modelo de imposto sobre valor agregado. Para proprietários de imóveis que alugam apenas uma casa ou apartamento para complementar a renda, não deverá haver mudanças. Os maiores impactos serão sentidos pelos grandes locadores, para aqueles cuja atividade é um negócio.

O advogado tributarista Daniel Guimarães avalia que a reforma simplifica o processo. “Esse novo mecanismo, que incide impostos sobre operações com bens e serviços, simplifica a tributação e pode reduzir o volume de demandas judiciais, pois coloca um ponto final na antiga discussão sobre como o aluguel deve ser tratado juridicamente para efeitos de tributação sobre o consumo”, pontua.

Guimarães acredita que o aumento da carga tributária sobre aluguéis deve ser sentido a partir de 2027. “As novas regras atingem quem possui quatro ou mais imóveis alugados, de curta ou longa duração, e obtém renda superior a R$ 20 mil mensais com locações. Isso pode gerar impacto significativo no setor imobiliário, já que os imóveis podem se tornar mais caros e os proprietários podem repassar esse custo aos locatários”, explica.

Segundo o tributarista, outra mudança delineada pela Reforma Tributária será em proprietários de imóveis de aluguel por temporada, como o Airbnb. “Quem realiza esse tipo de atividade terá menos descontos e deve pagar mais impostos. A lei determina que esse tipo de locação é semelhante ao serviço praticado por hotéis, o que pode resultar em cobranças mais caras pelas diárias em longo prazo, considerando que a carga tributária nestes casos será maior do que a cobrada pelo aluguel comum”, destaca.

Guimarães alerta que proprietários com vários imóveis organizem seus contratos e acompanhem de perto as mudanças para se planejarem e se adaptarem ao novo cenário. “O momento exige uma maior atenção aos contratos de locação de imóveis. É preciso planejar para adaptar à nova realidade de aumento de carga tributária para grandes locadores e aluguéis por temporada como forma de reduzir impactos significativos que deverão atingir o mercado imobiliário, principalmente a partir de 2027”, completa.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 13, 2026 Economia

Planejamento financeiro é estratégia indispensável para…

Fev 12, 2026 Economia

Movimentações via PIX: 5 cuidados práticos para não…

Fev 11, 2026 Economia

Mesmo com Selic a 15%, financiamento imobiliário…

Fev 10, 2026 Economia

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, em vigor a…

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version