SEGS Portal Nacional

Economia

Varejo acumula 3º mês de queda

  • Quinta, 09 Dezembro 2021 07:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Veronica Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Marco A. Caruso | Lisandra Barbero | Eduardo Vilarim

Após contração de 3,3% no terceiro trimestre do ano, o comércio varejista brasileiro desacelerou 7,1% na comparação interanual de outubro, o equivalente a uma contração de 0,1% em relação ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. Na série ampliada, que leva em consideração também os setores automobilístico e de construção civil, as quedas foram de 7,1% a/a e 0,9% m/m, também abaixo tanto das nossas expectativas (-6,4% a/a) quanto do consenso de mercado (-6,1% a/a).

A perda de ímpeto foi disseminada, com todos os setores contraindo na margem à exceção de tecidos, equipamentos de informática e outros artigos de uso pessoal. Entendemos que o comércio varejista reflete majoritariamente problemas relacionados à inflação elevada e, em menor grau, à redução de crédito à pessoa física, que vem desacelerando desde agosto desse ano.

Detalhes

O resultado do comércio varejista de outubro foi puxado principalmente pela queda do volume de vendas dos combustíveis e lubrificantes, supermercados, veículos, materiais de construção e móveis e eletrodomésticos, prejudicados pela alta da inflação (o IPCA de outubro registrou alta de 1,25% com alimentação e combustíveis avançando 1,17% e 3,21%, respectivamente). Por outro lado, surpreenderam positivamente as altas dos setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (5,6% m/m), tecidos e vestuário (0,6%) e outros artigos de uso pessoal (1,4%).

Olhando pelos grandes grupos, tantos as vendas correlacionadas com renda e quanto aquelas ligadas ao crédito tiveram desempenho negativo. Os artigos duráveis cederam 0,70% no mês, com não duráveis recuando 0,25%. Diferentemente, os semiduráveis (como vestuário) subiram 1,4% em outubro depois de ter desacelerado 2,1% no mês anterior.

Fazendo um paralelo entre o varejo e o mercado de trabalho, o impacto negativo sobre as vendas causado pela inflação tem compensado a melhora do emprego. De fato, temos visto uma estabilidade da massa de renda real, com o poder de compra da população sendo reduzido pelo aumento de preços mesmo com o avanço da população ocupada.

O resultado divergente entre as quedas nas vendas da construção civil versus a alta na produção de bens de capital e de insumos típicos da construção civil traz incertezas sobre a performance futura da formação bruta de capital fixo. Considerando a elevação dos juros e as incertezas do cenário econômico, os investimentos devem seguir perdendo momentum nos próximos meses.

Olhando à frente, entendemos que a atividade econômica deve continuar se recuperando de forma heterogênea, com a indústria ainda fragilizada pela falta de insumos e o comércio perdendo tração em meio a alta inflacionária. Os resultados de outubro trazem um viés negativo para as nossas projeções de crescimento, hoje em 0,2% e 4,8% no quarto trimestre e em 2021, respectivamente. Os resultados do setor de serviços, a serem divulgados na próxima semana, serão fundamentais para definir o ritmo do PIB nesse trimestre.

Obs.: A polaridade de curto prazo é positiva quando a performance mensal é superior à performance média dos três últimos meses e negativa quando contrário. A polaridade de longo prazo é positiva quando a performance mensal é superior à performance média dos últimos 12 meses e negativa quando contrário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version