Brasil,

Varejo acumula 3º mês de queda

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Veronica Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Marco A. Caruso | Lisandra Barbero | Eduardo Vilarim

Após contração de 3,3% no terceiro trimestre do ano, o comércio varejista brasileiro desacelerou 7,1% na comparação interanual de outubro, o equivalente a uma contração de 0,1% em relação ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. Na série ampliada, que leva em consideração também os setores automobilístico e de construção civil, as quedas foram de 7,1% a/a e 0,9% m/m, também abaixo tanto das nossas expectativas (-6,4% a/a) quanto do consenso de mercado (-6,1% a/a).

A perda de ímpeto foi disseminada, com todos os setores contraindo na margem à exceção de tecidos, equipamentos de informática e outros artigos de uso pessoal. Entendemos que o comércio varejista reflete majoritariamente problemas relacionados à inflação elevada e, em menor grau, à redução de crédito à pessoa física, que vem desacelerando desde agosto desse ano.

Detalhes

O resultado do comércio varejista de outubro foi puxado principalmente pela queda do volume de vendas dos combustíveis e lubrificantes, supermercados, veículos, materiais de construção e móveis e eletrodomésticos, prejudicados pela alta da inflação (o IPCA de outubro registrou alta de 1,25% com alimentação e combustíveis avançando 1,17% e 3,21%, respectivamente). Por outro lado, surpreenderam positivamente as altas dos setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (5,6% m/m), tecidos e vestuário (0,6%) e outros artigos de uso pessoal (1,4%).

Olhando pelos grandes grupos, tantos as vendas correlacionadas com renda e quanto aquelas ligadas ao crédito tiveram desempenho negativo. Os artigos duráveis cederam 0,70% no mês, com não duráveis recuando 0,25%. Diferentemente, os semiduráveis (como vestuário) subiram 1,4% em outubro depois de ter desacelerado 2,1% no mês anterior.

Fazendo um paralelo entre o varejo e o mercado de trabalho, o impacto negativo sobre as vendas causado pela inflação tem compensado a melhora do emprego. De fato, temos visto uma estabilidade da massa de renda real, com o poder de compra da população sendo reduzido pelo aumento de preços mesmo com o avanço da população ocupada.

O resultado divergente entre as quedas nas vendas da construção civil versus a alta na produção de bens de capital e de insumos típicos da construção civil traz incertezas sobre a performance futura da formação bruta de capital fixo. Considerando a elevação dos juros e as incertezas do cenário econômico, os investimentos devem seguir perdendo momentum nos próximos meses.

Olhando à frente, entendemos que a atividade econômica deve continuar se recuperando de forma heterogênea, com a indústria ainda fragilizada pela falta de insumos e o comércio perdendo tração em meio a alta inflacionária. Os resultados de outubro trazem um viés negativo para as nossas projeções de crescimento, hoje em 0,2% e 4,8% no quarto trimestre e em 2021, respectivamente. Os resultados do setor de serviços, a serem divulgados na próxima semana, serão fundamentais para definir o ritmo do PIB nesse trimestre.

Obs.: A polaridade de curto prazo é positiva quando a performance mensal é superior à performance média dos três últimos meses e negativa quando contrário. A polaridade de longo prazo é positiva quando a performance mensal é superior à performance média dos últimos 12 meses e negativa quando contrário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar