Brasil,

Inflação e novas variantes da Covid-19 são desafios para a retomada econômica, alertam especialistas em evento do Banco Ourinvest

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Saito
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O que tem assustado é a inflação – e já estamos falando em algo em dois dígitos – sendo que câmbio pesou nessa balança junto com serviço. O IPCA-15, da semana passada, veio mais alto que o previsto e aumenta o risco de a inflação chegar a 9%”, alertou Fernanda Consorte, economista chefe do Banco Ourinvest

O Banco Ourinvest, referência em câmbio há mais de 40 anos, realizou o Radar Comex com especialistas em comércio exterior e internacional na manhã desta terça-feira (27/07).

Yana Dumaresq, ex-secretária especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, avalia que o momento é de precaução e cautela. “O fim dessa crise e trajetória de recuperação são uma incógnita para todos nós. Temos novas variantes e outras questões que podem ainda potencializar a crise por aqui e, essa variável ainda é uma incógnita”, afirmou.

No caso do Brasil, segundo ela, há elementos complexos para retomada – até porque, na pandemia, gastamos como país desenvolvido, o que coloca uma pressão no fiscal. “Além disso, temos um momento de turbulência política muito grande. E isso coloca mais intensidade à dificuldade de uma trajetória de recuperação mais clara. Alguns economistas classificaram essa retomada como W, V – mas cada país tem sua dinâmica”, pontou.

Yana acredita que teremos um vigor até por conta do aumento da vacinação. “A própria crise da Covid-19 é algo de aversão a risco, de espera para ver o que vai acontecer e qualquer instabilidade de risco político eleva essa tensão”, destacou.

Fernanda Consorte, economista-chefe do Banco Ourinvest, classificou julho como uma montanha-russa. No início do mês, a impressão era de que o pior estava para trás – com taxa de câmbio batendo R$ 4,90 –, mas o cenário virou nas últimas semanas com o aumento da aversão nos mercados globais. “Aquele temor com a inflação dos EUA, que começou lá no início do ano, ainda segue. A inflação americana chegou a 5,40% e a possibilidade de aumento de taxas de juros - movimento flight to quality, que mexe com mercados emergentes – está cada vez mais real e mais próxima. Além disso, temos uma nova variante no radar e aversão a risco virou o nome do jogo”, avaliou.

A economista ressaltou que, nesse contexto, o real, como sempre, teve o pior desempenho entre os pares. “O Brasil está com filme um pouco queimado no mercado externo”, mencionou.

Para ela, o que tem também assustado no Brasil é a inflação. “Já estamos falando em algo em dois dígitos – sendo que câmbio pesou nessa balança junto com serviço. O IPCA-15, divulgado na semana passada, veio mais alto que o previsto e aumenta o risco de a inflação chegar a 9% no acumulado de 12 meses”, frisou.

Reforma Tributária e política ambiental

Fernanda alertou que o Brasil necessita de investimento estrangeiro para que a economia possa avançar. “Nosso problema do PIB é a falta de investimento consistente, e a Reforma Tributária é um dispositivo importante para dar segurança aos olhos o investidor. A questão ESG ganhou força globalmente, ou seja, o país precisa encarar esse tema como algo de prioridade”, disse.

Welber Barral, estrategista de Comércio Exterior do Banco Ourinvest, chamou a atenção sobre a importância da Reforma Tributária para o país no cenário internacional. “Outro ponto, é que nos tornamos aos olhos do mercado internacional um grande vilão de políticas ambientais. E isso afasta investidor”, classificou Barral.

Yana reforçou que há um consenso sobre a importância de uma Reforma Tributária, mas a questão é ‘como’ ela será conduzida. “Havia um projeto na Câmara amadurecido, mas com pontos de divergências entre Estado, União e Municípios. Optou-se por algo mais fragmentado, mas dentro de preceitos políticos. Acredito que nada substitui o diálogo e o tempo de amadurecimento. Podemos ter um campo reformista no campo tributária, embora não acredito que seja tão profundo”, mencionou.

Segundo ela, o Brasil também precisa marcar uma posição mais efetiva na questão ambiental. “A questão ESG ganhou força, e o Brasil precisa acompanhar esse movimento global e responder com políticas ambientais”.

O Radar Comex é um programa pensado para quem quer entender mais sobre as relações comerciais do Brasil. A live desta terça-feira trouxe uma visão mais abrangente do quadro político e econômico internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar