SEGS Portal Nacional

Economia

Programa de Parcelamento Incentivado de São Paulo é positivo, mas depende de aprimoramento

  • Quinta, 15 Abril 2021 12:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Michelan
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Para FecomercioSP, projeto deve contemplar períodos mais longos e ampliar os percentuais de descontos

O Projeto de Lei (PL) 177/2021, em tramitação na Câmara dos Vereadores de São Paulo para instituir o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que possibilita o parcelamento de tributos municipais com redução de acréscimos legais, é de fundamental importância para os negócios na capital paulista, mas precisa ser aprimorado antes ser transformado em lei, segundo entendimento do Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O projeto do Executivo atende à diversos pleitos encaminhados pela Entidade desde o início da pandemia, por entender que, em meio às medidas de restrição adotadas na cidade a partir de março do ano passado, permitir que os empresários paguem os impostos com prazos e formas mais flexíveis é um meio de conter os impactos sobre as atividades e os empregos. Além do mais, a adesão ao PPI – caso aprovado – permitirá que muitos negócios voltem a ficar em dia com as suas pendências fiscais, o que é um caminho eficaz para a recuperação, enquanto a administração municipal não deixa de arrecadar os tributos.

No entanto, o recrudescimento da crise causada pelo covid-19 em São Paulo nos últimos meses faz com que o texto necessite de ajustes: para a FecomercioSP, devem ser incluídos os fatos geradores ocorridos até o mês anterior ao da publicação da lei, a redação original prevê até 31 de dezembro de 2020 e, da mesma forma, é salutar que os porcentuais de descontos diferenciados sejam ampliados, especialmente para quem optar pela quitação em quota única. Além disso, a Federação ainda considera importante excluir o trecho do projeto que veda a possibilidade de novos parcelamentos incentivados no prazo de quatro anos.

A FecomercioSP também considera que os artigos 13 a 16 e 27 do PL em tramitação sejam excluídos do texto final. Em primeiro lugar, porque eles alteram o processo administrativo fiscal e as regras do Conselho Municipal de Tributos (CMT), regulados pela Lei 14.107/2005, sem o devido debate público sobre o tema.

Em segundo lugar porque, no entendimento da Entidade, a possibilidade de o Secretário Municipal da Fazenda editar atos fixando valores mínimos para processamento de recurso ordinário, sujeitando as demais decisões de primeira instância a apenas um recurso julgado no âmbito da Subsecretaria da Receita Municipal, fere a igualdade tributária – prevista na Constituição Federal (CF) de 1988. Se for aprovado como está, contribuintes envolvidos em julgamentos desta ordem terão que recorrer ao Judiciário caso queiram ter suas situações analisadas com imparcialidade.

Outros aspectos positivos do projeto são, por exemplo, os artigos 25 e 29: o primeiro autoriza a reabertura do prazo para adesão ao Programa de Incentivos Fiscais (PIF) para prestadores de Serviços na Zona Leste da cidade, enquanto o segundo autoriza a Procuradoria Geral a não ajuizar ações ou execuções fiscais de débitos de pequeno valor.

Todas as proposições de ajustes no texto já foram enviadas à Câmara dos Vereadores de São Paulo pelo Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da FecomercioSP.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Abr 24, 2026 Economia

O conforto da renda fixa custa caro ao investidor de…

Abr 23, 2026 Economia

Geração Z lidera intenção de compra de imóveis no Brasil

Abr 22, 2026 Economia

Investimentos no exterior exigem atenção redobrada na…

Abr 17, 2026 Economia

Erro na declaração de imóveis no Imposto de Renda pode…

Abr 15, 2026 Economia

Importação antecipada redefine estratégia do varejo…

Abr 15, 2026 Economia

Stablecoins e empresas: uma love story

Abr 14, 2026 Economia

Dívida das famílias atinge 49,7% da renda e limita…

Abr 13, 2026 Economia

Novas regras devem simplificar a regularização de…

Abr 10, 2026 Economia

CVM acolhe pedido da OnilX para definir que efeitos de…

Abr 09, 2026 Economia

IR 2026 já está em andamento: por que empresários no…

Abr 08, 2026 Economia

O que explica a alta da Bolsa mesmo com a guerra?

Abr 07, 2026 Economia

Faturamento alto e lucro baixo expõe falhas na gestão…

Abr 06, 2026 Economia

Homens devem 30% a mais que as mulheres , mostra índice

Abr 02, 2026 Economia

Compra do primeiro imóvel deve movimentar R$ 375…

Abr 01, 2026 Economia

Valorização de 6,52% em 2025, preço dos imóveis no…

Mar 31, 2026 Economia

Crédito com garantia de imóvel avança e atrai novos…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version