Brasil,

Programa de Parcelamento Incentivado de São Paulo é positivo, mas depende de aprimoramento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Michelan
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Para FecomercioSP, projeto deve contemplar períodos mais longos e ampliar os percentuais de descontos

O Projeto de Lei (PL) 177/2021, em tramitação na Câmara dos Vereadores de São Paulo para instituir o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que possibilita o parcelamento de tributos municipais com redução de acréscimos legais, é de fundamental importância para os negócios na capital paulista, mas precisa ser aprimorado antes ser transformado em lei, segundo entendimento do Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O projeto do Executivo atende à diversos pleitos encaminhados pela Entidade desde o início da pandemia, por entender que, em meio às medidas de restrição adotadas na cidade a partir de março do ano passado, permitir que os empresários paguem os impostos com prazos e formas mais flexíveis é um meio de conter os impactos sobre as atividades e os empregos. Além do mais, a adesão ao PPI – caso aprovado – permitirá que muitos negócios voltem a ficar em dia com as suas pendências fiscais, o que é um caminho eficaz para a recuperação, enquanto a administração municipal não deixa de arrecadar os tributos.

No entanto, o recrudescimento da crise causada pelo covid-19 em São Paulo nos últimos meses faz com que o texto necessite de ajustes: para a FecomercioSP, devem ser incluídos os fatos geradores ocorridos até o mês anterior ao da publicação da lei, a redação original prevê até 31 de dezembro de 2020 e, da mesma forma, é salutar que os porcentuais de descontos diferenciados sejam ampliados, especialmente para quem optar pela quitação em quota única. Além disso, a Federação ainda considera importante excluir o trecho do projeto que veda a possibilidade de novos parcelamentos incentivados no prazo de quatro anos.

A FecomercioSP também considera que os artigos 13 a 16 e 27 do PL em tramitação sejam excluídos do texto final. Em primeiro lugar, porque eles alteram o processo administrativo fiscal e as regras do Conselho Municipal de Tributos (CMT), regulados pela Lei 14.107/2005, sem o devido debate público sobre o tema.

Em segundo lugar porque, no entendimento da Entidade, a possibilidade de o Secretário Municipal da Fazenda editar atos fixando valores mínimos para processamento de recurso ordinário, sujeitando as demais decisões de primeira instância a apenas um recurso julgado no âmbito da Subsecretaria da Receita Municipal, fere a igualdade tributária – prevista na Constituição Federal (CF) de 1988. Se for aprovado como está, contribuintes envolvidos em julgamentos desta ordem terão que recorrer ao Judiciário caso queiram ter suas situações analisadas com imparcialidade.

Outros aspectos positivos do projeto são, por exemplo, os artigos 25 e 29: o primeiro autoriza a reabertura do prazo para adesão ao Programa de Incentivos Fiscais (PIF) para prestadores de Serviços na Zona Leste da cidade, enquanto o segundo autoriza a Procuradoria Geral a não ajuizar ações ou execuções fiscais de débitos de pequeno valor.

Todas as proposições de ajustes no texto já foram enviadas à Câmara dos Vereadores de São Paulo pelo Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da FecomercioSP.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar