Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Embrapa lança material com dicas de prevenção à Covid-19 para produtores do Sul do Brasil

A Embrapa está disponibilizando ao público o Comunicado Técnico “Recomendações para prevenção da Covid-19 no meio rural na região Sul do Brasil”, com o objetivo de difundir informações corretas e seguras para ajudar a evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

O documento foca na região Sul do Brasil, abrangendo suas especificidades culturais e climáticas, como a tradição de compartilhar o chimarrão, por exemplo, e o inverno com temperaturas baixas. “O material contribui para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, algumas delas gerais e outras com foco em particularidades regionais. Apresenta-se, ainda, uma compilação de recomendações voltadas a produtores rurais, funcionários de propriedades rurais e técnicos que prestam assistência a estes estabelecimentos”, explica Robert Domingues, analista da Embrapa Pecuária Sul e coautor do comunicado.

O texto apresenta a caracterização de pandemia, diferença de terminologias, sintomas e formas de transmissão. Também faz recomendações específicas, como informações sobre a possibilidade ou não de transmissão da doença pelos animais, riscos de contaminação no meio rural e intensidade da doença em climas mais frios.

“As pesquisas científicas sobre a Covid-19 estão somente se iniciando, já que a doença surgiu pela primeira vez no final de 2019. Então, muitas respostas ainda não estão disponíveis, mas com o documento é possível que os produtores e demais interessados possam ter o esclarecimento sobre algumas das principais dúvidas que surgem para quem vive e/ou trabalha no campo”, destaca Rosângela Silveira Barbosa, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado e coautora do comunicado.

“A agricultura segue seu próprio ciclo e, se o trabalho não for feito no momento em que a natureza o dita, não haverá safra por um ano inteiro. A pecuária, então, depende dos cuidados diários com os animais, sobre os quais o homem do campo tem responsabilidade enorme. Assim, já que não é possível parar, é preciso continuar a produzir, mas cercando-se de cuidados que ajudarão a evitar contrair e disseminar a Covid-19”, destaca Emanuelle Baldo Gaspar, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e uma das autoras do comunicado.

Confira algumas dicas

Abaixo você pode conferir algumas recomendações do Comunicado Técnico.

- Evitar ao máximo ir até a cidade. Quando for necessário, de preferência ir só uma pessoa, usando máscara de tecido e, se possível, luvas; quando não for possível lavar as mãos, higienizar com álcool 70% (líquido ou gel). Ao chegar em casa, tomar todos os cuidados, como tirar os sapatos do lado de fora de casa, ir direto para o banho e colocar toda a roupa para lavar. Os produtores que moram na cidade devem evitar idas ao campo, ou ficar na propriedade rural em definitivo;

- Substituir botas de couro por botas de borracha, que são mais fáceis de higienizar. Elas podem ser lavadas com água e sabão sempre que chegar em casa, de preferência do lado de fora. É desejável que os técnicos que visitam muitas propriedades carreguem um spray contendo álcool 70% ou uma solução de água sanitária, para higienizar as botas na chegada e na saída de cada propriedade;

- Durante o trabalho, manter a distância de pelo menos dois metros (equivalente a uma vaca ou duas ovelhas) das demais pessoas;

- Não repassar, seja pelo WhatsApp ou por redes sociais, notícias que você não tenha certeza que sejam verdadeiras. O site do Ministério da Saúde é o local mais recomendado para buscar informações confiáveis sobre a Covid-19.

Pandemia

Identificada pela primeira vez em 2019, em Wuhan, na China, a Covid-19 é uma doença infecciosa que pode causar problemas respiratórios, além de sintomas como tosse e febre. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença como uma pandemia em março de 2020, quando diversos países já vinham sofrendo perdas de vidas e decretando o colapso dos sistemas de saúde.

Coronavírus é um termo geral que representa um grupo de vírus que possuem algumas características em comum. Alguns deles causam doenças em humanos e outros em animais. SARS-CoV-2 é o nome do coronavírus que tem causado essa pandemia atual. Por fim, Covid-19 é o nome dado à doença que alguns humanos têm apresentado quando infectados por esse vírus. Essa sigla da doença é a abreviação do termo em inglês para “doença por coronavírus de 2019” (CoronaVirus Disease 2019). Pelos vários sintomas que os pacientes apresentam, essa doença é considerada uma síndrome aguda respiratória severa (SARS). Como essa é a segunda vez que uma síndrome deste tipo foi detectada no mundo (a primeira foi entre 2002 e 2003), o vírus foi “batizado” de SARS-CoV-2.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo