Brasil,

Quanto tempo vive uma empresa de TI?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hellen Cristina de Sousa Mota
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Nosso maior erro foi gerir a empresa pensando que ela duraria muitos e muitos anos, este também pode ter sido nosso maior acerto. Já explico. Mas antes um pouco de história.

Fundamos a Linkcom, eu me Sócio Guilherme Dantas há 25 anos. Lembro-me como se fosse hoje. Nesta época era o início da "pejotização" dos profissionais de TI. Cheguei em casa com um contrato social de 2 páginas e falei para minha doce esposa Marlice: Preta, agora sou empresário!

Seis meses depois, estava eu trabalhando como desenvolvedor de software para algumas empresas e junto ao Guilherme se juntou a mim para tocar o negócio. Com ajuda do grande amigo Marcelo Alvarenga, meu ex-chefe e hoje CEO da Infosistemas.com.br, conseguimos nossos primeiros e valiosíssimos clientes para nossa fábrica de softwares.

Ficamos como fábrica por muitos anos, nesta época fizemos muitos sistemas e muitos deles até hoje fazem matrículas em uma grande universidade, gerencia o armazém de um grande varejista, ajuda o faturamento de uma outra empresa telecomunicações, e por aí vai…

Depois de tempo de fábrica de software, em 2005, optamos por lançar produtos no mercado, a vida de fabricante havia chegado ao fim. Lançamos então produtos nossos e em parceria com outras pessoas, físicas e jurídicas, formamos o que hoje são as empresas que compõem o Grupo Linkcom.

Mas nem tudo foi acerto, também erramos. Nosso modelo de gestão era tradicional, ou seja, crescer sempre, garantir a margem de lucro e aplicar as técnicas de gestão aprendidas em livros consagrados. E assim ficamos de costas para a ideia de startup, em outras palavras, dei as costas para o mercado de capitais, mais notoriamente para o Venture Capital.

Sofremos assim aquilo que passamos a chamar de “efeito avalanche”, quando uma empresa é submetida a concorrência de outra empresa alavancada por investimento de risco que tem por objetivo crescer rapidamente mesmo estando no vermelho.

Aprendemos dessa forma e com muita dor que empresas morrem! Empresas mal geridas morrem, empresas não capitalizadas, sob concorrências de startups, morrem. Inclusive as startups também morrem, mesmo que seu fim seja o mais nobre, decretado por uma aquisição.

Agora voltando ao acerto. Este erro nos obrigou a fazer da Linkcom o que ela há muito já era, uma criadora de empresas. Hoje, com outros sócios, ajudamos a criar empresas e levá-las aos fundos de investimento para que cresçam rapidamente, sobrevivam neste mercado de ciclos curtos e caso tenham fim, que seja por um processo de M&A.

Assim chegamos ao ponto que queríamos desde o início, uma empresa de longa duração. E a fim de garantir esta perenidade, estamos também fazendo um processo de Stock Option e aos poucos passando o grupo para a próxima geração.

Aos amigos e sócios Cristiano Silva, Christian Lotério, Rodrigo Freitas e Bianca Silva, em nome dos quais agradecemos a TODOS os colaboradores. Muito obrigado!

"Arranca vida, estufa vela, me leva, leva longe, longe, leva mais" Que venham os próximos 25 anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar