Projeto amplia competitividade do parque industrial brasileiro com manutenção preditiva de ativos por Gêmeos Digitais
Solução recebe R$ 3 milhões de financiamento da FINEP para reduzir custos e aumentar a eficiência nas fábricas
Um grupo de empresas pernambucanas formado pela In Forma, especializada em tecnologia da informação para Gestão de Ativos de infraestrutura, DI2WIN, referência em Inteligência Artificial para Gêmeos Digitais, e pelo CESAR, um dos maiores centros de inovação do país, especialista em transformação digital e Internet of Things (IoT), acaba de receber a primeira parcela do aporte de R$ 3 milhões concedidos pela agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para desenvolver um Gêmeo Digital da Indústria 4.0. O objetivo é modernizar a gestão das utilidades industriais no Brasil e no mundo.
A proposta é aumentar a capacidade de produção industrial, com ganhos de eficiência energética, sustentabilidade ambiental e qualidade da produção, além de reduzir perdas de produção e desgaste precoce de máquinas. Para obter tantos benefícios, o projeto vai melhorar a alimentação de energia elétrica, de água, de vapor, de calor, de combustível e outras utilidades e também o tratamento dos efluentes com impacto ambiental. O ponto focal da melhoria está em criar um gêmeo digital, que é um software que reproduz o comportamento e as características das instalações industriais no mundo eletrônico. Assim, pode-se analisar, simular e até predizer o comportamento futuro dos equipamentos sem precisar fazer experimentos físicos sobre eles.
Mais ainda, o gêmeo digital pode estar ligado a sensores que monitoram as instalações físicas, de maneira que esteja permanentemente atualizado sobre o estado dos equipamentos. Isso permite reagir em tempo real às variações nas condições de funcionamento da planta industrial, reduzir perdas e mitigar riscos de catástrofes. Essa estrutura de sensoriamento, transmissão de sinais e tratamento deles com inteligência artificial é chamada de IoT ou Internet das coisas. IoT pode revolucionar o desempenho dos ativos industriais e é isso que In Forma, DI2WIN e CESAR estão buscando.
As atividades do projeto se iniciaram desde 2020 e foram aceleradas com o recebimento dos recursos da Finep. A primeira etapa tem previsão de término em setembro, quando o primeiro MVP ou Produto Mínimo Viável estará instalado em algumas clientes-anjo, que são indústrias interessadas em servir de laboratório para essa revolução na gestão das suas utilidades. Ao longo do projeto serão desenvolvidos quatro MVPs.
A experiência de mais de 20 anos da In Forma na gestão da operação e manutenção deste tipo de ativo mostra que o custo de uma manutenção de urgência é entre 20 a 100 vezes maior que o custo da mesma manutenção feita de forma programada. Isto se deve às dificuldades logísticas como mobilizar recursos humanos, materiais e serviços de terceiros de forma emergencial e o custo da falha ocorrida, incluindo a perda do ativo ou a redução do seu tempo de vida. “Em especial, nos setores regulados, o custo da falha pode ser muito alto porque está relacionado à indisponibilidade de serviços essenciais e sem reposição. Então, as falhas tanto podem gerar perda de faturamento como penalidades contratuais ou regulatórias”, afirma o CEO da In Forma, Ismar Kaufman.
Segundo ele, a plataforma de virtualização proposta avança conceitos de engenharia e gestão de ativos criando uma ponte entre áreas tradicionais da indústria e a ciência de dados avançada. “Mais que um ambiente de réplica virtual, a solução se propõe a integrar indústrias em diferentes estágios tecnológicos, com diferentes tecnologias de aquisição de dados, visualização e modelagem, análise de dados complexos e em tempo real, que permita predições e prescrições autônomas”, conclui.
Por sua vez, o diretor da DI2WIN, Paulo Tadeu Araújo, explica que uma das principais metas do projeto é buscar gêmeos digitais cognitivos que possam evoluir os conceitos anteriores na direção de prescrições autônomas com base em ações, correlações e resultados passados. “Este modelo permitirá a criação de réplicas digitais multifacetadas do ambiente virtualizado integrada com a tecnologia, a orientação a serviços, a modularidade, a descentralização e a interoperabilidade da Indústria 4.0”, diz Paulo Tadeu.
Para o diretor do CESAR, Benedito Macedo, o grande mérito da proposta é auxiliar no sentido da ampliação da competitividade do parque industrial brasileiro. “O produto tem o mérito de transformar a manutenção preventiva em manutenção preditiva. Neste sentido, é possível alcançar níveis de eficiência e de custos capazes de colocar a indústria brasileira em um novo patamar de competição”, argumenta.
SOBRE A IN FORMA
Com mais de 25 anos de mercado, a In Forma é líder em soluções para gestão de ativos em negócios que atendam a regulação setorial, incluindo critérios rígidos de produtividade e segurança. Possuímos total aderência de processos e da regulação do setor elétrico brasileiro com diversas soluções ideais para organizações complexas, equipamentos de alto valor, normas e regulações rigorosas que necessitam de integração de processos. Nossa expertise agrega valor imensurável às companhias, pois garantimos qualidade durante toda a implementação do software e suas atualizações.
Um software de ciência de dados traz valor ao seu negócio. A plataforma da In Forma tem um vasto conjunto de serviços que proporciona uma experiência completa, criada para melhorar os seus resultados. Para mais informações acesse https://www.informa.com.br
SOBRE A Di2WIN
Apontada pela revista Algo Mais como uma das 7 Startups mais promissoras do Porto Digital, esse jovem empreendimento, a DI2WIN, tem no seu corpo profissionais experientes e reconhecidos no Brasil que durante os últimos 20 anos produziram o maior conjunto de tecnologia de IA Aplicada em padrões de processos documentais na América Latina.
Com presença marcante nos grandes BPOs e backoffices dos bancos brasileiros e argentinos. Para a Di2WIN o grupo trouxe esse histórico vitorioso aplicado ao novíssimo conceito do Gartner do DTO ( Digital Twin of Organization) promovendo a transformação digital end to end dos processos que agregam valor aos empreendimentos. Para mais informações acesse: www.di2win.com
Sobre o CESAR
O CESAR é um centro de inovação que há 25 anos forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de cerca de mil colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre.
A organização faz parte do Porto Digital - parque que agrega em Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação, comunicação e economia criativa. O CESAR também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR também atua na aceleração de novos negócios.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário