TERADATA: foco em multi-cloud e na expansão de parcerias e negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosângela Manchon
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Em meio à crise ocasionada pela pandemia da COVID-19, a Companhia oferece ao mercado sua moderna plataforma analítica, em nuvem, para o processamento massivo de dados com alta complexidade, suportando modelos comerciais conforme consumo em uma infraestrutura híbrida multi-cloud.

A Teradata, plataforma de dados multi-nuvem conectada para análises corporativas, está presente no mercado mundial há mais de 40 anos e há cerca de 15 anos no Brasil; emprega mais de 8.000 funcionários em todo o mundo e 80 pessoas no Brasil. A companhia foi nomeada Líder no Quadrante Mágico da Gartner para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Nuvem, publicado em novembro de 2020. 17 das 17 maiores empresas de telecomunicações, 17 dos 20 maiores bancos globais, e 11 das 20 maiores empresas de health care são seus clientes mundialmente.

A empresa tem cerca de 100 parcerias de tecnologia para apoiar suas operações em todo o mundo e é financeiramente sólida e lucrativa, com receitas acima de US﹩ 1,8 bilhão. Há 11 anos, a Teradata é líder em RSE (Responsabilidade Social Corporativa), de acordo com o Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

No Brasil, a companhia tem por meta em 2021 ampliar suas parcerias de negócios e reforçar, ainda mais, sua participação nos atuais clientes dos setores de Finanças, Telecomunicações, Varejo, Governo, Health Care, Seguros e Fintechs. Atualmente, a companhia contabiliza no país cinco parcerias tecnológicas em programa recém-lançado que pretende expandir ao longo deste ano. Entre os parceiros de negócios estão as empresas SDC, Extreme Digital Solutions e Dataeasy.

Resultados financeiros

De acordo com os resultados financeiros globais do ano de 2020, divulgados em fevereiro de 2021, a receita recorrente anual (ARR)(1) da Companhia aumentou 11% em relação ao período do ano anterior. A nuvem pública (ARR)(2) aumentou para US﹩ 106 milhões, um aumento de 165% do final de 2019 ao final de 2020. A receita recorrente do quarto trimestre de US﹩ 383 milhões excedeu a orientação do mercado. E o lucro diluído por ação do quarto trimestre de 2020, o caixa das operações e o fluxo de caixa livre foram além das expectativas.

A Teradata dobrou seus negócios na América Latina nos últimos três anos e trabalhará para acelerar esse crescimento com projetos em nuvem; e o Brasil é um ator chave neste plano.

Pandemia da Covid-19

Com a chegada da crise sanitária, ocasionada pela pandemia COVID-19, a Teradata apresentou ao mercado soluções preditivas para seus clientes de seguradoras de saúde, planos de saúde, gestão hospitalar, órgãos governamentais, entre outros; para que se antecipassem ao impacto da evolução da doença, em termos de recursos, clientes e população em geral. Além dos temas relacionados à saúde, havia uma forte demanda por soluções de campanhas de marketing mais eficazes, a fim de reduzir a circulação de pessoas (isolamento social).

O número de pedidos de novos modelos de análise de crédito também aumentou devido ao stress financeiro de pessoas e empresas, bem como a necessidade crescente de capacidade informática de clientes de comércio eletrônico e de instituições governamentais responsáveis pela distribuição, fiscalização e divulgação de informações sobre o pagamento de auxílio-renda emergencial à população carente.

Mudança de paradigma na tecnologia

Em todos os setores, o comportamento do cliente mudou. Em resposta, as iniciativas de transformação digital mudaram de uma necessidade contínua para urgente. A digitalização está derrubando muitos princípios básicos da competição entre as indústrias, reduzindo o custo de entrada nos mercados e fornecendo faixas de ultrapassagem de alta velocidade para expandir as empresas. No extremo, estão os negócios em hiper escala que estão promovendo as novas regras de digitalização tão radicalmente e que estão desafiando a intuição de gerenciamento convencional sobre escala e complexidade, de acordo com pesquisa da McKinsey.

No entanto, boa parte das empresas trata os dados como uma mercadoria. Estão ocultos em silos nas unidades de negócios, mal gerenciados e inacessíveis para quem precisa. Tratados dessa forma, os dados têm valor limitado. "Para dar solução a estes entraves tecnológicos, a Teradata vem construindo uma solução para as companhias terem sucesso com uma realidade híbrida e multi-cloud, resolvendo os desafios de dados mais complexos de negócios em escala; e desbloqueando um valor ilimitado ao transformar os dados em seu maior ativo", explica Fabio Oliveira, Country Manager da Teradata no Brasil.

Para impulsionar seu sucesso futuro, as empresas devem estar preparadas para expandir drasticamente seus negócios para hiper escala. Isso significa que as empresas devem aproveitar bilhões de usuários, clientes e dispositivos conectados e garantir que os dados resultantes sejam reutilizáveis, escalonáveis, integrados e operacionais. As empresas que fizerem isso ganharão uma vantagem competitiva significativa, aproveitando os dados como seu maior ativo.

"A Teradata ajuda seus clientes a se tornarem ‘Empresas do Futuro’. A transformação começa quando você pensa e age como um ‘Big Tech Hyperscaler’", enfatiza Oliveira. "Essa mentalidade impulsiona uma mudança exponencial ao implementar a transformação de dados de duas maneiras fundamentais: transformação de negócios e transformação tecnológica."

As empresas precisam de uma plataforma de análise de dados pronta para o futuro e capaz de unificar data warehouses, data lakes e analytics em um único ecossistema conectado. Deve ser amplamente escalonável e permitir que o C-suite trate os dados como seu maior ativo.

Dados e Analytics em Cloud

A atração gravitacional da nuvem é inegável: somente no segundo trimestre de 2020, as empresas ao redor do mundo gastaram um recorde de US﹩ 34,6 bilhões de serviços em nuvem, um aumento de mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado (fonte: Canalys).

Migrar um ecossistema de dados e analítico para a nuvem é um ponto de inflexão - uma oportunidade importante para criar um ecossistema conectado com um núcleo de dados reutilizável e integrado, permitindo que as empresas inovem mais rápido, mais barato e com menos déficit de tecnologia no futuro.

A chave, entretanto - especialmente quando a nuvem parece uma solução tão óbvia e fácil - é garantir que o investimento nela não esteja usurpando o investimento em uma estratégia de dados de longo prazo.

As opções em nuvem hoje são dinâmicas e estão sempre mudando. No mundo de várias nuvens de hoje, as empresas precisam de uma plataforma que ofereça flexibilidade e portabilidade para implantar em qualquer lugar, incluindo mais de uma nuvem pública (AWS, Microsoft Azure, Google Cloud) e nuvem privada, evitando limitações na escolha de nuvem ou de arquitetura.

Teradata Vantage

A abordagem de várias nuvens da Teradata permite que os clientes tirem proveito das cargas de trabalho em hiper escala. Independentemente de a carga de trabalho estar em vários ambientes de nuvem pública ou privada - AWS, Azure ou mais - o Vantage ainda oferece o mesmo nível de desempenho, recursos e benefícios em todos os ambientes.

"O Teradata Vantage permite orquestrar dados para a integração de informação de plataformas de código aberto como Hadoop até o consumo desses dados por linguagens de script como R e Python, diretamente do nosso motor de base de dados, fornecendo o desempenho e a escalabilidade necessárias para análises de grandes volumes em crescimento exponencial", afirma o executivo.

A Teradata inventou os principais recursos de gerenciamento de carga de trabalho do setor porque historicamente teve que operar em ambientes de tecnologia locais restritos, com capacidade e suporte de computação limitados. Por isso, a empresa agora se destaca na otimização do gerenciamento da carga de trabalho em nuvem, garantindo que os mesmos recursos e cargas de trabalho críticos sejam executados, na mesma escala e desempenho, enquanto controla os custos. Isto é, diferentemente de outros provedores que procuram resolver esta situação por meio de "força bruta", adicionando capacidade computacional de processamento e fazendo com que os custos em nuvem fiquem além do esperado.

"Com o Vantage, a Teradata fornece o mesmo software em todos os lugares e, portanto, não requer alterações de código ao transferir e mover para a nuvem. Essa consistência ajuda a reduzir o risco e acelerar as migrações - permitindo que os clientes aproveitem os investimentos existentes em vez de começar de novo. A capacidade da empresa de lidar com milhões de consultas por hora lhe permite ter o menor custo em escala e, ainda assim, nenhuma outra empresa possui a gama de opções de implantação e consistência de software como o da Teradata", acrescenta Oliveira.

(1) A receita recorrente anual (ARR) é definida como o valor anual em um determinado momento de todos os contratos recorrentes, incluindo assinatura, direitos de atualização de software, manutenção e serviços gerenciados.

(2) ARR de nuvem pública é definido como o valor anual em um determinado momento de todos os contratos relacionados a implementações de nuvem pública do Teradata Vantage e não inclui ARR relacionado a implementações de nuvem privada ou gerenciada.

Nota aos investidores

Este comunicado contém declarações prospectivas dentro do significado da Seção 21E do Securities and Exchange Act de 1934. As declarações prospectivas geralmente se relacionam a opiniões, crenças e projeções de desempenho financeiro e operacional futuro esperado, tendências de negócios e condições de mercado, entre outras coisas. Estas declarações prospectivas são baseadas nas expectativas e suposições atuais e envolvem riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente, incluindo os fatores discutidos neste comunicado e os fatores descritos de tempos em tempos nos arquivos da Teradata com a Securities and Exchange dos EUA Comissão, incluindo seu relatório anual no Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020 e relatórios trimestrais subsequentes nos Formulários 10-Q, bem como o relatório anual da Empresa para os acionistas. A Teradata não assume nenhuma obrigação de atualizar publicamente ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma, exceto conforme exigido por lei.

Sobre Teradata

Teradata é a plataforma de dados multi-nuvem conectada para análises corporativas, resolvendo desafios de dados do início à escala. Ajudamos as empresas a desbloquear valor, transformando os dados em seu maior ativo. Veja como em Teradata.com.

O logotipo da Teradata é uma marca comercial e Teradata é uma marca registrada da Teradata Corporation e / ou de suas afiliadas nos Estados Unidos e em todo o mundo.