Brasil,

Como ajudar os idosos a permanecerem conectados e seguros no mundo digital

Desde que as medidas de quarentena foram adotadas para conter o avanço da COVID-19, muitos idosos foram isolados de suas famílias para protegê-los contra o contágio do novo coronavírus. No entanto, existem ameaças que os idosos recebem constantemente por meio de seus smartphones e computadores.

Durante esse período de isolamento social, a Avast observou diferentes tipos de fraudes destinadas aos idosos para que pudessem facilmente cair, como vendas falsas de produtos, anúncios fraudulentos em nome da Organização Mundial de Saúde e até o envio de SMS, no qual os golpistas se apresentavam como empresas.

“Muitos de nós estamos preocupados com os mais velhos. É essencial protegê-los contra os perigos da COVID-19, porém com o passar das semanas, também devemos mantê-los longe da depressão até que possamos estar com eles”, comenta André Munhoz, Country Manager da Avast no Brasil. “A tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a população idosa, durante esse período de isolamento em casa. Para muitos idosos, seus computadores e telefones são os únicos meios de interação com as outras pessoas, fazendo com que se sintam melhores. Há idosos que dependem muito dos parentes e dos amigos mais jovens, especialistas em tecnologia, para que permaneçam conectados”, diz.

Com o distanciamento social, como os adultos podem ajudar os mais velhos a resolverem problemas sem que estejam fisicamente com eles? E com os cibercriminosos trabalhando ativamente para espalhar golpes no mundo digital, como é possível ajudar os idosos a permanecerem em segurança?

Essas são perguntas frequentes para muitos de nós, durante esse momento crítico. As soluções variam de acordo com diversos fatores, como as condições de saúde e de vida dos idosos, e a situação da família ou dos amigos com relação à tecnologia. Algumas recomendações podem ser bem-vindas para um grupo, porém não tão apropriadas para outros.

Diante desse cenário, André Munhoz compartilha algumas dicas que podem ajudar os idosos a resolver questões de tecnologia e a navegar com segurança no universo online, em tempos de isolamento social devido à pandemia.

  • Mantenha as coisas simples. Este não é o momento para grandes atualizações ou downloads complicados de tecnologia. Se o idoso estiver mais à vontade com um texto do que com um e-mail, ou vice-versa, faça a maior parte das comunicações com ele por escrito. Caso esteja em um aplicativo ou site favorito, não se apresse em adotar outras plataformas, mas ajude-o a navegar melhor nas soluções que o deixam mais confortável.
  • Use aplicativos para conectar-se. Existem diversas opções para promover conversas online com familiares e amigos, e algumas são muito fáceis de usar. O FaceTime, o Skype e o WhatsApp, por exemplo, oferecem maneiras fáceis de se comunicar com grupos e de ingressar em uma chamada. Esta é uma boa oportunidade para os parentes mais jovens, que têm mais conhecimento de tecnologia, ajudar a coordenar uma série de chamadas online com os amigos dos seus avós. Como suporte adicional, ajude os idosos a configurarem a "Galeria de Participantes" antes da chamada, para que possam ver todos os seus amigos e não precisarem descobrir por si mesmos, assim que a chamada for iniciada.
  • Gaste um pouco de tempo extra. Caso seus pais ou amigos mais velhos tiverem problemas com o computador, eles provavelmente ficarão desanimados. Encontre tempo para ouvir as suas preocupações e orientá-los quanto à uma solução que atenda às suas necessidades. Reserve 5 minutos a mais para ajudá-los a configurar uma chamada online antes que ela comece, para que não se sintam apressados ou desanimados quando outras pessoas ingressarem. Lembre-se de levar em consideração o tempo adicional necessário para ajudá-los com a configuração, para que tudo corra bem e não os deixem frustrados. Melhor ainda, incentive os seus netos a chamá-los separadamente e orientá-los com o processo de configuração da tecnologia. Isso pode se tornar um suporte técnico prático e benéfico, para que os idosos passem mais tempo com a família. Se o idoso fizer uso de fones de ouvido, é importante guiá-lo através dos diferentes recursos da plataforma, para que saiba quando deve silenciar o seu microfone quando alguém estiver falando na chamada, evitando possíveis interrupções ou situações embaraçosas. Se houver necessidade de alterações ou atualizações nos dispositivos de hardware, pesquise essas etapas e compartilhe imagens (envie imagens das instruções, de preferência com um diagrama apontando para o ícone na tela) e, se possível, em seguida ligue para o idoso e oriente-o como processar diretamente. É tempo de praticar a paciência, enquanto se busca adaptação pelas nuances desse novo normal.
  • Ensine os idosos a ficarem atentos com os golpes online. Os idosos têm sido alvos frequentes de golpes online, que aumentaram nos últimos meses devido à crise da COVID-19. Em alguns golpes mais agressivos, os cibercriminosos apresentaram-se como médicos e funcionários de hospital, alegando que haviam tratado os idosos de COVID-19 e exigiam pagamentos pelo tratamento. Outros se apresentaram como representantes do governo, buscando informações e prometendo enviar ajuda financeira. Portanto, incentive os mais velhos a não clicar em nada, não importa o que prometa. O golpe por telefone continua sendo a principal fraude e a mais pesada. Lembre os idosos de permanecerem vigilantes e a não responder, não confiarem em alguém por telefone que não conhecem.
  • Examine todas as ofertas de produtos relacionadas ao COVID-19. Vendo notícias frequentes sobre os efeitos do novo coronavírus na população de mais de 60 anos, muitos idosos estão vasculhando a internet e monitorando os seus e-mails esperando por uma cura milagrosa. Os parentes desses idosos devem incentivá-los a ignorar as ofertas de qualquer vacina, cura ou tratamento contra a COVID-19. Os avanços médicos não circularão por e-mails não solicitados ou anúncios online. Eles serão destaque na imprensa.
  • Ajude os mais velhos a se envolverem mais no e-commerce. Muitos idosos evitaram o e-commerce por dois motivos: ficaram intimidados por ele e podiam facilmente comprar os produtos de que precisavam nas lojas físicas. Agora, que a pandemia tornou mais difícil fazer compras pessoalmente, gastar tempo para ensinar os idosos a como fazer compras online será valioso, para que possam satisfazer as suas necessidades diárias e reduzir exposições com contato físico. Os sites de entrega de comida são fáceis de navegar e há outros, como a Amazon, que podem enviar praticamente tudo o que precisarem, rapidamente. É possível que os idosos necessitem de ajuda para começar e solucionar problemas com eventuais transações, mas depois que iniciarem, isso os ajudará a se sentirem mais capacitados para comprar por conta própria.

Em tempos tão difíceis, conectar-se com os idosos é mais importante do que nunca. Se você está a cinco quadras ou a quilômetros de distância dos seus queridos parentes mais idosos, faça o possível para apoiá-los, mesmo a longa distância.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar