SEGS Portal Nacional

Educação

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

  • Quarta, 28 Setembro 2022 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Iris Bertoncini
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Redes de ensino devem formar profissionais para uma perspectiva inclusiva

Da portaria à sala de aula, equipes precisam garantir qualidade aos estudantes com deficiência e não deixar nenhum para trás;

Tecnologia educacional gratuita apresenta dimensões para que secretarias se estruturem considerando as legislações vigentes e a pluralidade das comunidades escolares

Está na Constituição Federal (artigo 6º e do artigo 205 ao 214): o direito à educação deve ser garantido para todos, sem qualquer distinção. Portanto, os estudantes com deficiência têm direito de frequentar escolas regulares, que atendem a todos os públicos. Neste mês, quando é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09), é importante destacar que a inclusão é tema obrigatório nas redes de ensino.

Todos os profissionais da escola, desde o atendimento da portaria até a sala de aula, precisam se apropriar de uma perspectiva inclusiva para garantir qualidade aos estudantes com deficiência. Para isso, é fundamental que as redes de ensino ofereçam formação continuada e apoio às escolas para a definição de estratégias que considerem o contexto dos seus territórios.

Mãe de uma criança autista, a escritora e jornalista Andrea Werner, defende que as escolas regulares recebam os estudantes com deficiência com mais preparo. “Nunca teremos uma sociedade mais inclusiva, que abrace a diversidade, se não convivermos com pessoas com deficiência desde cedo”.

Para ela, é fundamental formação continuada aos profissionais de educação e uma mudança na grade curricular para as próximas gerações. “Os professores precisam aprender práticas, métodos, conteúdos para serem efetivamente usados. Por isso entendo o desespero deles quando dizem que não estão preparados”, conta.

Tecnologia educacional

No município de Itapevi, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, as redes de ensino concentraram seus esforços para tornar as escolas mais inclusivas. Foram realizados diversos encontros formativos com os funcionários da Secretaria Municipal de Educação, desde o dirigente ao administrativo, da nutricionista ao motorista, o que garantiu uma diversidade de olhares sobre as necessidades das pessoas com deficiência.

Para a professora Sandra Mara Robles Domingues, os encontros formativos mostraram que todos os profissionais da escola são responsáveis pela educação especial. “Permitiu aos participantes desconstruir a visão assistencialista para com esses estudantes. Nosso papel é o de derrubar barreiras e pensar maneiras de favorecer a aprendizagem, pois toda pessoa é capaz de aprender”, contou.

Um passo importante para a rede foi enfocar as necessidades do aluno, e não a patologia. “Aprendemos a colocar a pessoa na frente da deficiência. Ele não é o autista fulano de tal, ele é o João, que tem seus gostos e preferências e sua forma de aprender”, explica Malu Sobreira, da equipe técnica do Gerenciamento de Atendimento Educacional Especializado (Gaee) do município.

A experiência de Itapevi resultou no desenvolvimento da tecnologia educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”, disponibilizada pelo programa Melhoria da Educação, do Itaú Social. A partir de um percurso formativo, a tecnologia tem como objetivo apoiar gratuitamente redes municipais de todo o Brasil na garantia de acesso dos estudantes com deficiência em suas classes regulares.

“É importante que as secretarias se debrucem sobre sua realidade com o propósito de não deixar ninguém para trás, tendo diálogo com a comunidade e propondo estratégias pedagógicas inclusivas”, explica Sonia Dias, coordenadora de Implementação Municipal do Itaú Social. A iniciativa tem a parceria técnica do Instituto Rodrigo Mendes, organização cuja missão é colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version