SEGS Portal Nacional

Educação

MEC lança Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados

  • Sexta, 10 Junho 2022 11:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC com informações da SEB
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Secretaria de Educação básica disponibiliza capacitação gratuita para docentes em ambiente de aprendizagem virtual do ministério

A secretária-executiva adjunta do ministério da Educação, Sylvia Cristina Gouveia, lançou na quinta-feira (9) a “Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados”, uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação. A capacitação tem como objetivo proporcionar ao docente a oportunidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos em relação à inserção das pessoas refugiadas e imigrantes ao ambiente escolar estrangeiro e multicultural no Brasil.

Durante o evento de lançamento da formação, a secretária-executiva adjunta, Sylvia Cristina Gouveia, destacou o histórico do Brasil relacionado ao recebimento de imigrantes e refugiados. “Dados indicam que nos últimos cinco anos nós recebemos cerca de 700 mil venezuelanos, dos quais pelo menos 326 mil decidiram permanecer em território nacional”, disse Sylvia Cristina ao ressaltar a nação brasileira como um país acolhedor.

Para o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, o lançamento da “Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados” é o primeiro passo para uma ação que fará parte da política que está sendo desenvolvida na Secretaria voltada para programa direcionado aos imigrantes e aos refugiados no país. “E nesse ponto vamos trabalhar os profissionais da educação, com uma dimensão estratégica, e em breve teremos um feedback positivo desse trabalho, que é uma nossa necessidade em termos de país”, disse o secretário Mauro, que destacou três vertentes de atuação alinhadas com a temática: “acolher; integrar; pertencer”.

O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito, apontou a importância da capacitação, que visa atender a dificuldade de acesso de crianças e adolescentes imigrantes e refugiados ao sistema escolar brasileiro, e que segundo ele, ocorre por diversos fatores – como barreiras burocráticas, sociais, econômicas, culturais e, principalmente, linguísticas. “E é nesse contexto que se insere a ‘Formação em Acolhimento para Imigrantes e Refugiados’, que está sendo ofertada pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica”, disse o diretor.

Renato Brito destacou também que dentro do rol de formações que hoje a SEB tem trabalhado, já ultrapassam mais de 3 mil horas em formação para a educação básica. “Então, é com muita alegria que lançamos hoje essa formação. É uma formação voltada para um caráter muito prático, tanto para os professores como para os gestores. Nós temos consciência dos desafios de receber esse público de imigrantes e refugiados nas escolas – e o MEC tinha que pensar uma política pública – e essa formação é uma parte dessa política, dentro de outros passos que estão sendo desenvolvidos com foco nesse público”, disse o diretor.

O coordenador-geral de Formação de Professores da Educação Básica, professor Alexandre Anselmo Guilherme, expressou a importância da ação ao dizer que: “essas pessoas enfrentam várias dificuldades até chegarem aos seus destinos, e sabemos a importância de incluí-las nas nossas escolas, nas redes de ensino e na nossa educação, para que possam – através da educação – tornarem-se cidadãos de fato do nosso país. Então, é a educação servindo como veículo de inclusão dessa população na nossa sociedade”.

Bernardo de Almeida Tannuri Lafaerte, coordenador-geral do Conare – Comitê Nacional para os Refugiados – órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que delibera sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil, ao parabenizar a formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados do MEC, ressaltou a importância de políticas transversais para a temática de migração e refúgio no país. “Trabalhar em conjunto, não apenas no âmbito dos ministérios como também frente à sociedade brasileira, é o ponto alto de iniciativas como essa e que visam o acolhimento dessa população no nosso país”, disse o representante do Conare.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version