SEGS Portal Nacional

Educação

Educação Empreendedora ainda está distante da realidade das salas de aula no país

  • Quinta, 02 Junho 2022 11:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa do Sebrae e do Futura, em parceria técnica com a Plano CDE, mostra que é preciso apoiar os professores na compreensão do tema e sua aplicação aos adolescentes e jovens

A prática da Educação Empreendedora no Brasil, apesar de integrada à Base Nacional Comum Curricular em 2020, ainda enfrenta sérios obstáculos à sua implementação. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Roberto Marinho com professores de todo o país. De acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados ainda não tentaram aplicar essa metodologia em sala de aula.

Para 46% deles, a falta de tempo para inclusão deste tema no conteúdo obrigatório é o principal obstáculo e 40% indicam a falta de interdisciplinaridade como uma das barreiras. O estudo foi apresentado nesta quarta-feira, durante o I Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora que está sendo realizado em Fortaleza. O gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Jânio Macedo, participou da cerimônia de abertura representando a instituição.

A Educação Empreendedora abrange uma série de conteúdos que estão alinhados com as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, que acompanham o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. De forma geral, a pesquisa apontou que muitos professores ainda parecem distantes de um conhecimento mais profundo sobre as competências gerais da BNCC ou sobre a temática das competências socioemocionais. Ao todo, 59% dos entrevistados afirmam já ter recebido alguma formação sobre as dez competências gerais, mas 52% ainda não se sentem familiarizados com o tema.

O levantamento assinala que 70% dos professores afirmam nunca ter recebido nenhuma capacitação sobre o trabalho com competências socioemocionais e 44% não se sentem confortáveis para trabalhar com o tema, na sala de aula. O desconhecimento da BNCC faz com que os professores menos interessados entendam competências socioemocionais somente como suporte emocional especializado aos alunos.

Em geral, os professores declaram conhecer e se interessar pela educação empreendedora, embora a pesquisa indique haver uma diversidade de entendimento sobre o conceito. Somente 25% dos docentes ouvidos afirmam conhecer muito sobre o tema. Muitos ainda associam o tema apenas à abertura de negócios, a trabalho e ao desenvolvimento de criatividade e autonomia.

Barreiras na implementação

A falta de formação sistêmica sobre Educação Empreendedora faz com que cada professor tenha que buscar individualmente as informações. Desse modo, segundo revela o estudo, o entendimento termina ficando prejudicado: A maioria dos professores entendem Educação Empreendedora como um tema ligado unicamente ao mundo do trabalho e não conseguem se apropriar dos conceitos ou reproduzir as atividades propostas em sala.

Além disso, o interesse pelo tema, por si só, não é suficiente para a implementação da proposta da Educação Empreendedora. Mesmo os professores mais interessados enfrentam diferentes barreiras na implementação, como falta de formação sobre o tema e atividades a serem realizadas, desinteresse e sobretudo a falta de suporte pela Gestão em gerar incentivos para a implementação, além de falta de recursos físicos e orçamentários para melhoria de equipamentos e realização de projetos.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa mostra que é preciso ajustar a forma como o tema é apresentado aos professores e ampliar a compreensão de que a Educação Empreendedora não “compete” com as disciplinas da grade curricular. Ao contrário, o conteúdo é transversal. “A educação empreendedora chega para contribuir para o desenvolvimento de competências integradas à construção de projetos de vida e colabora para o desenvolvimento integral de estudantes, estimulando o seu protagonismo em diversas faixas etárias”, comenta. “O ensino do empreendedorismo também oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares”, complementa Melles.

“A educação empreendedora é parte importante da trajetória educacional de adolescentes e jovens durante a Educação Básica. Aponta para a construção de autonomia dos estudantes, para o protagonismo de suas próprias vidas, na estruturação de projetos de vida, dando concretude e realidade aos sonhos e desejos. Prepara melhor as novas gerações para os desafios de viver num mundo complexo, no qual as capacidades de identificar e resolver problemas, atuar coletivamente e liderar, desenvolver e implementar projetos, para citar alguns exemplos, são condições cada vez mais exigidas a todos”, destaca o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.

Recomendações para a formação

O Sebrae, a Fundação Roberto Marinho e o Futura ouviram professores de todo o país e colheram sugestões de como seria possível aprimorar o trabalho de formação dos profissionais da educação de modo a ampliar o entendimento sobre o tema da Educação Empreendedora.

Veja abaixo:

- Adaptação de abordagem ao tema da Educação Empreendedora para alcançar professores menos interessados, profissionais mais abertos à roupagem da Economia Solidária e do Cooperativismo.
- Ampliação do entendimento da Educação empreendedora como tema transversal e não adicional à carga horária e disciplinas obrigatórias. O receio de substituição de outras matérias alimenta a resistência ao conteúdo.
- Reforço da importância da inclusão do mundo do trabalho na formação da cidadania. Apesar da resistência inicial, todos os professores entendem que formar cidadãos inclui preparar os alunos como profissionais.
- Engajamento das Secretarias Estaduais de Educação para maior alcance de professores, alinhamento com o conteúdo proposto e garantia de realização do curso. Quanto mais inserido no contexto dos professores, mais fácil é o contato e aprendizado sobre o tema.
- Sensibilização de outros membros da Gestão Escolar sobre o tema da Educação Empreendedora. Sem o apoio da gestão, professores não conseguem avançar com a implementação.
- Suporte para adaptações necessárias na implementação da Educação Empreendedora nas escolas. As necessidades giram em torno da infraestrutura e adaptação da carga horária.
- Oferta de formações sobre Educação Empreendedora para membros da Gestão e professores menos interessados. Assim com o curso oferecido, é preciso ligar os conceitos a exemplos de ações na prática diária.
- Oferta e incentivo das redes ensino, para a formação continuada dos docentes, na temática da Educação Empreendedora.

Sobre o Futura

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação e cultura para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de desafios que impactam a vida de milhares de jovens brasileiros, como distorção idade-série, evasão escolar e inclusão de jovens no mundo do trabalho, visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version