SEGS Portal Nacional

Educação

7 coisas que ninguém conta sobre estudar fora

  • Quarta, 20 Abril 2022 18:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Lafuente
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com fronteiras Período de inscrição está aberto para estudantes que buscam graduação no outono do hemisfério norte

Estudar em outro país é o sonho de muitos jovens brasileiros. Seja para conseguir melhores oportunidades de trabalho ou para estudar em cursos diferenciados, aproximadamente 6 em cada 10 estudantes desejam estudar no exterior, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Business Marketing International. Entre os países mais desejados, estão Estados Unidos, Canadá, Portugal e Austrália, de acordo com levantamento realizado pela YES Intercâmbio.

Para quem deseja realizar esse sonho, o momento de inscrição é agora, já que o ano letivo nos Estados Unidos é diferente do que no Brasil. “Nos EUA, Canadá e Irlanda o período letivo começa em agosto e setembro e vai até maio ou junho. Os estudantes que se formaram em dezembro do ano passado no Brasil têm a chance de começar a universidade no período chamado fall/2022, o outono no hemisfério norte”, explica o CEO da YES Intercâmbio, Diogo Rõdrïguēs.

Em 2021, cerca de 70 mil brasileiros estavam inscritos em cursos superiores no exterior e a forte migração da educação para o mundo virtual fez crescer essa demanda. Somente em 2020, as inscrições de brasileiros do Common Application - sistema de admissão usado por 900 universidades americanas - aumentaram em 41%.

Confira algumas dicas e curiosidades listadas por Rõdrïguēs para ajudar na seleção da sua universidade lá fora:

- Preparação desde cedo: As notas desde o 9º ano são consideradas, assim como cartas de recomendação de professores e tutores. Ter habilidades, aptidões e hobbies também conta bastante, pois as universidades procuram pessoas com interesses diversos e que tenham propósitos e ideias valiosos para a instituição.

- Invista na sua vida pessoal: pode parecer controverso, já que estamos acostumados a dedicar muitos anos de estudo para passar em vestibulares ou Enem. Nos EUA, há muitos quesitos que são levados em conta e que envolvem os sete tipos de inteligência.

- Dominar o idioma: parece batido mas faz muita diferença usar o inglês como meio de aprendizado e não apenas como fim. Ler, pesquisar, escrever, conversar e assistir filmes em inglês ajuda na prática e na fluência que vão ser necessárias tanto no processo de admissão como na convivência no exterior.

- Escolha uma universidade para chamar de sua: existem mais de 4.000 universidades e faculdades nos Estados Unidos. Desde as mais famosas e prestigiadas até instituições que se destacam por um curso específico. Cada campus tem características próprias que podem ajudar na sua seleção. Regiões mais quentes como a Flórida e Califórnia têm a fama de serem mais ‘festeiras’ e esportivas, por exemplo.

- Transferência também vale: as vagas nas melhores universidades norte-americanas são muito disputadas, mas há outras formas de entrar. Existem programas específicos de transferência, em que o estudante cursa de dois a quatro semestres na American University e consegue uma vaga de transferência para as instituições mais concorridas. Isso ajuda tanto os estudantes, que já estarão mais familiarizados com a vida lá fora, como as universidades, que preenchem as vagas de alunos desistentes.

- Esporte na veia: desde cedo os estudantes norte-americanos são incentivados a praticar diversos esportes e nas universidades não é diferente. A liga universitária de futebol americano, por exemplo, é o berço de atletas que vão para a liga oficial, a NFL (National Football League). Para quem ama basquete, na University of Dayton Arena é onde o torneio anual de basquete da NCAA começa todos os anos com os quatro primeiros jogos de play-in. Inclusive, foi na University of Kansas que foram criadas as regras da NBA.

- Inovação e pesquisas de ponta: a Florida International University está entre as 10 maiores universidades nos EUA e possui o único laboratório submerso do mundo, usado pela NASA e pela Marinha americana. Estudos e pesquisas sociais também são fortes. A University of Massachusetts Boston é uma das duas únicas universidades do país com institutos de pesquisa independentes dedicados a quatro grandes comunidades de cor nos EUA – afro-americanos, asiático-americanos, latinos e nativos americanos. E a School of Social Work da Adelphi University abriga o Programa de Apoio e Linha Direta de Câncer de Mama Adelphi New York Statewide. O programa começou em 1980 como a Linha Direta de Mulher para Mulher, um serviço gratuito e confidencial para ajudar mulheres com câncer de mama, sendo a segunda linha direta de câncer de mama mais antiga dos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version