SEGS Portal Nacional

Educação

Somos Todos Educadores - O ano de 2020 provou para muitas famílias que todos podemos aprender juntos

  • Quinta, 15 Outubro 2020 11:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Seman
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Se antes não pensávamos assim, porque na verdade fomos feitos para pensar em compartimentos, quero dizer, a escola nos acostuma a pensar em partes, 2020 trouxe à tona a mais pura verdade: somos todos educadores.

Dividimos os conhecimentos por áreas, dividimos as crianças por séries, dividimos a educação por setores. Dividimos praticamente tudo na educação, menos o que mais precisamos: a missão do ensinar e aprender.

Quando temos filhos, aprendemos com eles a sermos mães e pais, não nascemos sabendo. Precisamos estabelecer parâmetros. Quando estamos com os alunos aprendemos a observar o que ele faz para percebermos, por seus erros e acertos, onde podemos intervir. Pais, mães, alunos são tão educadores quanto professores. A diferença está na formação. Quem escolhe ser professor o faz porque percebe que pode fazer algo especial: a transformação social.

Professores têm o poder impressionante de poder transformar uma turma inteira socialmente. Podem ensiná-los a serem autônomos, práticos, ousados, inovadores. Não são os livros que fazem isso, são os professores. São eles os peritos que estudaram e certamente continuam estudando – porque professor profissional nunca cessa seus estudos! – para proporcionar uma aprendizagem melhor, para uma sociedade melhor.

Não estão sozinhos, contudo, embora com o tempo as famílias começassem a delegar demais a eles. Este ano, 2020, provou para muitas famílias que todos podemos aprender juntos com o que sabemos. Os professores podem orientar, mas o ponto mais alto do aprender é a autonomia e isso vem também da família.

Com o ensino remoto, nem todos podem ter entendido completamente, mas a mensagem que fica é que a família de um modo ou de outro percebeu que precisa participar mais da educação dos filhos. Será que a escola está ensinando realmente meu filho? Por que ele não consegue fazer sozinho? Por que meu filho acha tão fácil a lição? Será que as lições são muito fracas para ele?

Os questionamentos podem variar entre as crianças que têm dificuldade e as que têm facilidade, mas fizeram que olhássemos para nosso maior tesouro: a criança, o futuro. O que é adequado ao aluno? Essa é a pergunta-chave!

O adequado depende do conhecimento, do local onde aprende, dos estímulos e recursos que pode ter e de uma série de outros fatores, mas independentemente disso depende também da colaboração entre escola e família. Este é o resgate importante que tivemos.

Algo que está comprovando isso a todo vapor é a Pedagogia Colaborativa. Não tem relação com tecnologia, tem relação com humanidade. Ela consiste em fazer todos os envolvidos na comunidade escolar a pensarem em prol da aprendizagem da criança. Ela é o foco. Não importa a área de atuação do professor ou educador, o que importa na pedagogia colaborativa é seu talento.

O talento é algo que faz a pessoa desabrochar e se sentir bem. O talento traz sucesso, porque o profissional faz bem feito. Não importa se é adquirido ou se é nato, o talento profissional do professor pode e deve ser usado. Talento é sinônimo de resultado positivo.

A especialista em educação e neurociência Janaina Spolidorio, em parceria com a Secretaria de Educação do município de Jarinu – interior de SP, juntaram forças e apostaram neste modelo para dar ainda mais força ao lema sugerido pelo secretário de educação Ivan Musselli, no início do ano: Somos Todos Educadores. O lema casava perfeitamente com a metodologia de trabalho da Pedagogia Colaborativa e contou com o resgate da educação em família, percebendo a importância dos estudos, para dar uma pausa no que o sistema impõe e possibilitando o emprego desta nova forma de trabalho.

Os educadores estão em formações constantes e de acordo com as necessidades locais e aos poucos são formadas equipes, de acordo com os talentos dos profissionais, para dar maior qualidade ao ensino remoto, que neste momento é feito com a entrega de atividade impressas nas escolas semanalmente aos responsáveis.

Com a formação dos grupos foi possível, com a equipe de correção, por exemplo, formada por educadores com olhar crítico e detalhista para este quesito, perceber quais são as dificuldades das famílias e criar vídeos orientativos para as redes sociais da Secretaria de Educação de Jarinu. Até mesmo um personagem animado, o Joca, foi criado, criando um vínculo afetivo com as crianças. O Joca ensina como usar o caderno e dá dicas sobre novidades que surgem aos poucos na rede de ensino, com a linguagem dos alunos.

Na formação sobre a melhoria da montagem das atividades foi possível formar equipes por série, contendo integrantes qualificados com talentos nas áreas de criação, diagramação, informática (para formatação dos materiais e auxílio em criação de recursos especiais) e um integrante da equipe geral de correção para as equipes de montagem de material didático.

Essas equipes recebem acompanhamento da especialista Janaina Spolidorio e são supervisionadas e orientadas pelas coordenadoras da Secretaria de Educação de Jarinu para conseguirem trazer maior qualidade aos materiais, com conhecimentos de neurociência que ajudam a compreender como potencializar as atividades. A responsável pela correção, na equipe, também faz a ponte entre as possíveis dificuldades da família e o que pode ser inserido nos materiais para facilitar o entendimento do aluno, de modo que seu avanço seja real.

Tanto a especialista Janaina Spolidorio quanto o secretário de educação Ivan Musselli estão empenhados em oferecer o máximo de recursos para que os pais se envolvam com as atividades e percebam o quanto são essenciais às crianças. Outras equipes cuidam também de orientações com vídeos, trazem inovações e aos poucos outros educadores são envolvidos no processo da pedagogia colaborativa, que conta também com a participação das famílias, que são ouvidas e possuem até mesmo um canal de contato com os professores nas atividades realizadas pelas crianças.

Nunca foi tão forte, como disse de início, a questão da educação e para mantê-la assim é preciso que estejamos transformados de dentro para fora, afinal, somos todos educadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version