SEGS Portal Nacional

Educação

Atuação da Unoeste em Guarujá gera vários impactos positivos

  • Quarta, 07 Outubro 2020 10:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ector Gervasoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Construção do campus entra em fase de acabamento e recuperação de unidade de saúde começará nos próximos dias

Em pouco tempo da implantação do campus do litoral, a Unoeste apresenta notáveis impactos positivos na realidade socioeconômica em Guarujá. O mais recente investimento foi autorizado nessa quinta-feira (1º) pela reitora Ana Cristina de Oliveira Lima: a recuperação de prédio desativado de unidade de saúde para ser transformado em complexo com diferentes serviços. Iniciativa que beneficiará a comunidade do jardim Boa Esperança e as dos bairros vizinhos. Outro benefício no setor imobiliário é a construção da sede própria do campus na Enseada, cuja edificação de 16.000 m² está na fase de acabamento e inauguração prevista para o meio do ano que vem.

Para deliberar sobre as obras que irá transformar a antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro Integrado de Saúde (CEI), em encontro técnico no gabinete do prefeito Válter Suman ficou definido que serão quatro etapas. A primeira delas com previsão de início dentro de 15 dias e conclusão em seis meses pela Artengi Construção e Engenharia, com espaço para abrigar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). As etapas subsequentes serão para instalações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Vacinas e benfeitorias no entorno do prédio. A definição ocorreu com a apresentação do projeto, em atendimento à solicitação da Unoeste.

A criação da Faculdade de Medicina do Guarujá pela Unoeste foi aprovada pelo Ministério da Educação em 2017, através do Programa Mais Médicos (PMM). No ano seguinte ocorreu assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública em Saúde (Coapes), pelo qual a universidade e a administração pública municipal se articulam para melhorar o atendimento básico aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS). Essa articulação compreende, basicamente, construções e reformas; capacitação de pessoal; aquisição de equipamentos; e bolsas de residências médicas. O funcionamento do curso de Medicina começou no ano passado, em ala anexa ao Hospital Santo Amaro.

A Unoeste chegou ao município de Guarujá promovendo investimentos. O primeiro deles foi com a reforma e adaptação de espaços no hospital para salas de aula, laboratórios, biblioteca e setor administrativo. As contratações de professores e outros profissionais consistiram em mais uma condição de contribuição socioeconômica, culminando com a chegada dos alunos. Algo semelhante aos primeiros passos dados pela instituição de ensino superior no começo dos anos 1970 em Presidente Prudente e ao que está sendo feito no campus de Jaú, com funcionamento inicial no Hospital Thereza Perlatti e a construção de 14.600 m² com previsão de inauguração no final deste ano.

Em sua estada no Guarujá, a reitora esteve nas obras, na prefeitura e na faculdade. Ao final do dia de intenso trabalho, disse que a expansão da Unoeste ocorre com o compromisso de transformar realidades com a formação de profissionais de alto nível, com investimentos em obras e infraestrutura, com atendimento às comunidades nas cercanias de seus campi e com impactos socioeconômicos nos municípios sedes e em suas respectivas regiões. As ações transformadoras seguem os princípios dos fundadores da Unoeste, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.

Dentre os participantes na reunião com o prefeito Válter Suman e a reitora Ana Cristina, estiveram a coordenadora geral da Faculdade de Medicina de Guarujá, Erika Magalhães Suzigan, e o coordenador administrativo, Geraldo Alécio de Oliveira; o diretor geral da Artengi, Paulo Maranhão, e os secretários municipais da Saúde, Vitor Hugo Straub Canasiro, e da Educação, José Roberto Galvão, para quem a Unoeste de Guarujá representa investimentos significativos nas área de educação e da saúde, formando médicos para garantir atendimento qualificado e humanizado, os quais, já durante os estudos, criam vínculos com os usuários do SUS.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version