SEGS Portal Nacional

Educação

Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida

  • Terça, 25 Agosto 2020 12:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Domene
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O ensino híbrido possui características únicas, com metodologias ativas que trazem inúmeras vantagens, como a sala de aula invertida

A recente e compulsória migração de modelos de ensino presenciais para a modalidade à distância tem demonstrado a necessidade premente da transformação das escolas na forma de ensinar. O papel do professor transiciona de expositor para moderador. O dos alunos de espectadores para protagonistas.

Uma das estratégias que as instituições de ensino poderão adotar com sucesso para atender a essa demanda é o ensino híbrido. Esse modelo de ensino se apoia no melhor que cada uma das modalidades tradicionais tem a oferecer: a flexibilidade e universalização do ensino a distância, que permite ao aluno estudar segundo sua agenda, local e ritmo, e a profundidade e potência dos encontros presenciais com os professores e outros colegas.

A interação de alunos em cursos a distância, especialmente quando se utiliza um ambiente virtual de aprendizagem, pode trazer diversos benefícios, como o maior engajamento dos estudantes, melhor acompanhamento do progresso da turma, além da participação em atividades e fóruns de debate que colaboram para uma formação profissional que prevê habilidades duráveis e não apenas técnicas.

Além disso, o ensino híbrido pode tornar as instituições de ensino mais acessíveis, recebendo alunos que moram longe ou que tenham disponibilidade reduzida de horários, seja por trabalho ou motivos pessoais. Outro ponto muito importante frente à realidade brasileira é que ao deixar parte da carga horária online, pode haver uma redução nos gastos de infraestrutura, possibilitando oferecer uma mensalidade mais competitiva para o aluno, ao mesmo tempo em que é possível aceitar mais mais matrículas por curso.

O ensino híbrido possui características únicas, com metodologias ativas, que diferem do conceito já conhecido de semipresencialidade. Algumas ferramentas podem ser amplamente exploradas a fim de incluir os recursos tecnológicos para personalização e complemento das aulas. Ensinar por meio dessas ferramentas pode ser um passo significativo e estratégico para o processo de aprendizado orgânico e mais acessível, tanto para alunos quanto para o próprio educador. E ser acessível não é o único diferencial do modelo híbrido. Trata-se do formato que melhor se adapta à realidade dos alunos hoje.

As metodologias ativas funcionam como uma quebra de paradigma no que diz respeito à sala de aula tradicional, tanto no sentido físico quanto em relação à dependência de aulas expositivas. Em geral, as cadeiras e mesas são colocadas em círculo (grande, com toda a turma) ou em pequenos grupos, dependendo da atividade. O principal objetivo é que o processo de aprendizagem foque em diferentes aspectos conforme as necessidades do conteúdo, dos alunos e dos projetos.

Nessa estratégia é possível também a abordagem de outras esferas, como as habilidades interpessoais ou soft skills, que são liderança, capacidade de diálogo, de escuta, empatia, “pensar fora da caixa”, ser capaz de trabalhar em grupo, entre outras. Bem como proporciona situações em que os alunos serão desafiados a serem agentes ativos do aprendizado, propondo soluções para problemas ou decidindo estratégias reais como se estivessem em um ambiente profissional.

Sala de aula invertida

As metodologias ativas compõem diversas estratégias práticas que podem ser aplicadas utilizando o ensino híbrido a fim de melhores resultados tanto em aprendizagem, como em engajamento efetivo. Uma delas é a Sala de Aula Invertida.

Neste método o processo é invertido, o que significa que a parte expositiva da aula é gravada em vídeo e o aluno assiste em casa ou onde quiser. Após assistir ao conteúdo, o aluno é incentivado a pesquisar sobre o conteúdo, além de ler textos que o professor indica e pode, inclusive, responder um questionário antes da aula presencial, a fim de saber qual seu nível de conhecimento sobre o tema.

Dessa forma, o momento em sala com o professor e os colegas será de reflexão, permitindo aprofundar os assuntos, uma vez que tempo usado anteriormente em sala para introdução e explicação do conteúdo não é mais necessário. Um debate muito mais relevante e aprofundado é proporcionado com inúmeros benefícios para o aprendizado.

A metodologia da sala de aula invertida permite estimular comunicacionais como, por exemplo, a oralidade e a escrita, entre outras, ao incentivar os alunos a participarem ativamente das aulas apresentando trabalhos feitos em casa ou através de debates dos debates.

Os próximos anos devem ser marcados por um crescimento do compartilhamento de conteúdos, especificamente em relação ao EAD. Mudar o que está sendo feito há tantas décadas exigirá uma mudança de postura não só de professores, mas também dos alunos. Certamente, as metodologias ativas e, especificamente, o investimento e crescente uso da sala de aula invertida tem um grande potencial para revolucionar o futuro da educação, sendo o elo entre o digital e o presencial. O método da sala de aula invertida é um novo conceito para muitos, mas veio para ficar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version