SEGS Portal Nacional

Educação

Como renegociar as mensalidades escolares?

  • Quinta, 16 Julho 2020 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tallita Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A pandemia do coronavírus mudou a rotina dos estudantes. Aulas à distância e adaptação a uma nova rotina. O que não mudaram foram as mensalidades. A estudante de 19 anos, Larah Gabrielly Alcântara, estuda em um colégio particular há três anos, sonha com a medicina e está vendo o desempenho e a renda familiar cada dia mais comprometidos. “Entendemos que a situação mudou para todos, mas as aulas não têm rendimento. Nem todos os professores estão adaptados às aulas online. Mesmo assim, não há diálogo com a direção do colégio para uma renegociação da mensalidade.”

De maneira semelhante, a estudante Rafaela Vilela sofre com o conteúdo e com o pagamento. “Estamos tentando renegociar desde o início da pandemia. Existem outras plataformas a distância, mas escolhemos estudar presencialmente. Sabemos que o coronavírus mudou a rotina, mas não podemos continuar pagando como se nada tivesse acontecido. Procuramos a diretoria do colégio diversas vezes e nunca temos retorno.” Rafaela tenta uma vaga no curso de Medicina.

Bom senso é a palavra de ordem, segundo o advogado Hugo Franco. Apesar de o contrato com uma escola ser anual, a situação é atípica para todos. "A mensalidade escolar é calculada com base nos gastos do ano todo, dividido em 12. São gastos com salários de professores, energia, água, segurança. O principal custo é com o salário dos professores e mesmo com o coronavírus, a escola não diminuiu a obrigação com esses profissionais, ou seja, eles continuam recebendo salários. De certa forma, isso inviabiliza uma renegociação mais efetiva."

Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê que a cada ano letivo seja ensinado um conteúdo mínimo até dia 31 de dezembro. Assim, uma interrupção no início do ano pode, ainda assim, atender ao mínimo exigido por lei. O especialista acredita que o ideal é que as escolas renegociem de forma coletiva, instituindo um desconto único para todos os alunos.

Especialista: Advogado especialista em contratos - Hugo Franco

Personagens: Larah Gabrielly Alcântara e Rafaela Vilela - Estudantes de Pré-Vestibular


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mar 09, 2026 Educação

Intercâmbio diferente: 5 destinos inusitados para…

Mar 06, 2026 Educação

Notas ou aprendizado? O que a inteligência artificial…

Mar 04, 2026 Educação

5 erros comuns que sabotam a aprendizagem dos estudantes

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version