Brasil,

Como renegociar as mensalidades escolares?

Como renegociar as mensalidades escolares?

A pandemia do coronavírus mudou a rotina dos estudantes. Aulas à distância e adaptação a uma nova rotina. O que não mudaram foram as mensalidades. A estudante de 19 anos, Larah Gabrielly Alcântara, estuda em um colégio particular há três anos, sonha com a medicina e está vendo o desempenho e a renda familiar cada dia mais comprometidos. “Entendemos que a situação mudou para todos, mas as aulas não têm rendimento. Nem todos os professores estão adaptados às aulas online. Mesmo assim, não há diálogo com a direção do colégio para uma renegociação da mensalidade.”

De maneira semelhante, a estudante Rafaela Vilela sofre com o conteúdo e com o pagamento. “Estamos tentando renegociar desde o início da pandemia. Existem outras plataformas a distância, mas escolhemos estudar presencialmente. Sabemos que o coronavírus mudou a rotina, mas não podemos continuar pagando como se nada tivesse acontecido. Procuramos a diretoria do colégio diversas vezes e nunca temos retorno.” Rafaela tenta uma vaga no curso de Medicina.

Bom senso é a palavra de ordem, segundo o advogado Hugo Franco. Apesar de o contrato com uma escola ser anual, a situação é atípica para todos. "A mensalidade escolar é calculada com base nos gastos do ano todo, dividido em 12. São gastos com salários de professores, energia, água, segurança. O principal custo é com o salário dos professores e mesmo com o coronavírus, a escola não diminuiu a obrigação com esses profissionais, ou seja, eles continuam recebendo salários. De certa forma, isso inviabiliza uma renegociação mais efetiva."

Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê que a cada ano letivo seja ensinado um conteúdo mínimo até dia 31 de dezembro. Assim, uma interrupção no início do ano pode, ainda assim, atender ao mínimo exigido por lei. O especialista acredita que o ideal é que as escolas renegociem de forma coletiva, instituindo um desconto único para todos os alunos.

Especialista: Advogado especialista em contratos - Hugo Franco

Personagens: Larah Gabrielly Alcântara e Rafaela Vilela - Estudantes de Pré-Vestibular


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS