O crescimento contínuo e a popularidade dos aplicativos de entrega de alimentos
Guilherme Kapos, Diretor de Vendas para América Latina da Adjust
A vertical de aplicativos de entrega de alimentos foi uma das que mais cresceram globalmente em 2020. Sendo que, no Brasil o app de delivery de comida mais utilizado foi o iFood, de acordo com uma pesquisa da Adjust em parceria com a Entravision, apresentando um crescimento significativo entre 2019 e 2021 - se compararmos dezembro de 2021 com o mesmo período em 2019, o app aumentou 17% seu número de usuários. Foi justamente nos últimos anos, durante a época de distanciamento social, que esta ferramenta se tornou indispensável para os consumidores pedirem alimentos com segurança. A mudança radical na maneira como os consumidores desfrutavam de comida para viagem e restaurantes levou a um maior envolvimento do usuário com aplicativos de entrega de comida.
Isso se repete em outros países. As quatro principais empresas de entrega de alimentos nos Estados Unidos (DoorDash, Grubhub, Uber Eats e Postmates) geraram cerca de US$ 5,5 bilhões em receita combinada entre abril e setembro de 2020, mais que dobrando o valor de US$ 2,5 bilhões do mesmo período de 2019. Quase dois anos depois, esse crescimento parece não parar, pois os consumidores que costumavam fazer compras por meio de aplicativos devido às restrições da pandemia continuam fazendo isso por prazer.
Aplicativos de entrega de alimentos pelo mundo
Apesar da flexibilização das restrições e da capacidade de muitos restaurantes retornarem gradualmente às atividades normais, os consumidores mantiveram o hábito de fazer pedidos por meio de aplicativos de entrega de alimentos em 2021, e as previsões indicam que a receita atingirá novos patamares nos mercados ao redor do mundo. A previsão é que o mercado global de aplicativos de entrega crescerá para US$ 120 bilhões até o final de 2021 e atingirá US$ 300 bilhões até 2027.
Os dados do Adjust correspondem a essa previsão, mostrando uma tendência ascendente constante para este mercado, e não parece que esse crescimento irá desacelerar tão cedo. Em 2020, as instalações globais aumentaram 25% em relação a 2019 e aumentaram outros 21% em 2021.
Na APAC (Ásia-Pacífico), as instalações apresentaram um crescimento ainda mais expressivo, de 37%, com outros 6% este ano. Na América do Norte, o crescimento atingiu 30% em 2020 e aumentou mais 10% em 2021. Comparando todas as regiões, o menor crescimento em 2020 foi na EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com 12%.
Os usuários adoram pedir comida
As instalações atingiram patamares impressionantes, mas as sessões - período que o usuário fica com o app aberto - se destacaram ainda mais. Em 2020, as sessões em aplicativos globais de entrega de alimentos cresceram 88% em relação a 2019 e aumentaram outros 43% em 2021.
Olhando novamente para as regiões, as sessões tiveram um crescimento incrível na região da Ásia e Pacífico durante 2020, quando aumentaram 128% em relação a 2019, e mantiveram um crescimento constante durante 2021, com um aumento de 42% no final do terceiro trimestre. Da mesma forma, as sessões na América do Norte cresceram 122% em 2020 e aumentaram mais 45% em 2021. Embora os números não sejam tão impressionantes quanto em outras regiões, as sessões na Europa, Oriente Médio e África também aumentaram significativamente, 41% e 42% em 2020 e 2021, respectivamente.
A duração média da sessão também aumentou de forma constante em todas as regiões. Globalmente, durante 2019, foi de 11,03 minutos, passando para 12,85 minutos em 2020 e 13,59 minutos até o terceiro trimestre de 2021.
O futuro dos aplicativos de entrega de alimentos e bebidas
A pandemia e a vida em quarentena geraram uma evolução na forma como consumimos produtos e compramos alimentos. A necessidade de serviços seguros e acessíveis coincidiu perfeitamente com os modelos existentes oferecidos pelos aplicativos de entrega de alimentos.
Ao otimizar seus serviços e oferecer experiências fáceis de usar para atender à demanda crescente, os aplicativos de entrega de alimentos se posicionaram de uma maneira brilhante e que os usuários adoram. No entanto, quando a demanda cresce, o mesmo acontece com a concorrência. Para os aplicativos, é fundamental se destacar e ter um caminho claro que permita fidelizar seus usuários ao longo do tempo.
Profissionais de Marketing
Vejo nisso a importância do trabalho dos profissionais de marketing de aplicativos de entrega de alimentos. Eles devem usar todas as ferramentas possíveis para auxiliar o crescimento dos apps. Acredito que esses três canais de marketing que listo abaixo são fundamentais para obter melhores resultados.
Página de destino
Os aplicativos de entrega de comida mais bem-sucedidos oferecem a seus clientes um site que pode ser usado ao mesmo tempo que seu aplicativo móvel para garantir a melhor experiência do usuário. Os usuários podem fazer login em seu dispositivo desktop e no aplicativo, permitindo que usem os serviços da maneira que melhor lhes convier. Por exemplo, o Rappi tem botões em seu site incentivando para que os usuários baixem o aplicativo.
Otimização das lojas de aplicativos
ASO (App Store Optimization) é um processo para aumentar as instalações na App Store e na Google Play Store. Isso é feito por meio de várias práticas recomendadas, como as seguintes:
Use palavras-chave no nome e na descrição do seu aplicativo: é importante alimentar o algoritmo da loja de aplicativos com as informações necessárias para adquirir usuários orgânicos.
Explique em sua descrição os principais recursos e benefícios do seu aplicativo, bem como o que o diferencia dos outros. Certifique-se de que os clientes em potencial saibam por que eles devem instalar seu aplicativo em vez de seus concorrentes.
Inclua capturas de tela e vídeos úteis e envolventes – Isso tornará suas informações na loja de aplicativos mais envolvente e dará aos usuários a melhor explicação possível sobre o que eles podem esperar após a instalação.
Localize o conteúdo: traduza e personalize o conteúdo para cada região, você pode se manter relevante em diferentes mercados.
Torne seu aplicativo pesquisável por vertical: selecionar a categoria do seu aplicativo é outra etapa importante que permite garantir que ele seja fácil de encontrar para aumentar suas instalações orgânicas. Ao incluir também seu app em uma categoria secundária, os usuários terão mais opções para encontrá-lo organicamente.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um método bem-sucedido que pode ajudá-lo a entrar em contato com os usuários. De acordo com a HubSpot, "mais de 50% dos entrevistados nos EUA verificam sua conta de e-mail pessoal mais de 10 vezes por dia e é de longe o método preferido para receber atualizações sobre marcas". O e-mail marketing é uma opção bem-sucedida de comunicação com os clientes, pois os usuários devem confirmar que desejam receber suas mensagens, o que significa que já demonstraram interesse em e-mails relacionados ao seu aplicativo.
Você pode usar o e-mail marketing para recompensar os usuários com ofertas promocionais, que criam fidelidade à marca e motivam os usuários a retornar ao seu aplicativo. Você também pode enviar atualizações do boletim informativo para seus assinantes, que é outra opção para compartilhar o conteúdo do seu blog e convidar os usuários a segui-lo em seus canais de rede social.
Desenvolver programas de fidelidade, oferecer cupons ou cartões digitais e investir na transformação das experiências por meio de jogos são alguns exemplos de métodos que podem ser aproveitados para obter sucesso com estratégias de aquisição e retenção de usuários de aplicativos de alimentos.
Prognósticos
As previsões indicam que a vertical de aplicativos de entrega de alimentos continuará crescendo e evoluindo à medida que os mercados tomam forma no mundo pós-pandemia. Os aplicativos que desejam prosperar precisarão fazer parceria com os restaurantes e fornecedores que melhor atenderem às necessidades de seus usuários, além de encontrar maneiras inteligentes de incentivar o uso contínuo, neste espaço onde a concorrência é mais intensa do que nunca.
Sobre a Adjust
A Adjust é a plataforma de analytics mobile utilizada por profissionais de marketing no mundo inteiro, com soluções para atribuição, otimização de campanhas e proteção de dados. A Adjust abastece milhares de aplicativos com inteligência e automação internas, além de oferecer suporte global e eficiente ao cliente. Em 2021, a Adjust foi adquirida pelo AppLovin (Nasdaq: APP), uma plataforma líder de marketing responsável por fornecer aos desenvolvedores um poderoso e integrado conjunto de soluções para o crescimento de aplicativos mobile.
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