Design orgânico e 'terraços infinitos' ditam a náutica de luxo em 2026; Brasil segue padrão global
Indústria náutica prioriza integração com o mar e automação em novos projetos. Azimut Yachts, líder global de iates de luxo, aplica diretrizes globais na produção nacional para atender a crescente demanda por embarcações de uso prolongado.
A arquitetura náutica global inicia o ano com uma mudança técnica nos projetos de embarcações de lazer. O foco do desenvolvimento migra da performance de motorização para a funcionalidade dos espaços e a conectividade. Alguns pilares definem os lançamentos: expansão de áreas externas (terraços infinitos), eficiência de materiais, design orgânico, automação embarcada, plantas flexíveis e o “barefoot luxury”, o luxo descalço, filosofia que celebra a natureza e a liberdade de viver experiências genuínas. A Azimut Yachts, líder mundial na produção de iates de luxo com parque fabril no Brasil, trouxe as tendências ao mercado brasileiro.
“O desenho dos exteriores e interiores responde a uma demanda de mercado. O consumidor atual utiliza a embarcação por períodos mais prolongados, o que exige mais detalhes de conforto térmico, acústico e tecnológico”, explica Roy Capasso, o diretor comercial da Azimut Yachts. “O mercado global passa por uma revisão estrutural. A engenharia e o design agora atuam para garantir a habitabilidade, máximo conforto e a relação com o ambiente externo, superando a busca isolada por potência”, afirma o executivo.
Ele aponta que o comprador brasileiro adota o mesmo critério das praças europeias. Porém, pelo excelente clima brasileiro apropriado para a navegação o ano todo, o uso é ainda maior. “A decisão de compra se baseia na capacidade da embarcação de funcionar como uma extensão da residência ou escritório e aqui no Brasil, com o excelente clima e potencial náutico, isso funciona durante todo o ano”, diz.
Para a designer Naiara Bogo, que atua no desenvolvimento de interiores de iates de luxo, o design náutico contemporâneo é cada vez mais exigente, pois valoriza tempo, conforto e experiências autênticas a bordo. “O luxo hoje está na fluidez dos espaços, na relação direta com o mar e na sensação de viver o ambiente sem excessos. Projetamos embarcações para uso prolongado, com soluções que unem estética orgânica, tecnologia discreta e materiais de alta performance, que criam uma atmosfera sofisticada, sensorial e funcional ao mesmo tempo”, afirma.
As 5 tendências para 2026 nos iates de luxo da Azimut Yachts
O Terraço infinito (Infinity Terrace)
A arquitetura elimina barreiras visuais na popa. O cockpit fechado cede lugar a plataformas abertas ao nível da água, transformando áreas de passagem em espaços de convivência. O modelo Azimut Grande 25 Metri aplica o conceito com um terraço suspenso integrado ao mar.
Eficiência material (Eco-sofisticação)
A construção adota tecidos de alta performance e sistemas de otimização de consumo para reduzir o impacto ambiental. No modelo Azimut Fly 74, a engenharia une estética a soluções construtivas focadas no uso racional de recursos.
Design biofílico
Os interiores substituem linhas rígidas por formas orgânicas e materiais naturais. O projeto da Azimut Grande 25 Metri utiliza madeiras claras (carvalho e nogueira lavada) e mármore Rain Forest em painéis e acabamentos. Janelas panorâmicas maximizam a entrada de luz natural.
Conectividade e automação
Sistemas inteligentes integram o controle da embarcação para permitir o trabalho remoto e a gestão de utilidades a bordo. A Azimut Fly 58 traz automação completa para longas permanências.
Layouts moduláveis
As plantas privilegiam a versatilidade. Áreas internas e externas se integram para mudar de função conforme a necessidade do usuário. A Atlantis 51 utiliza circulação fluida e mobiliário adaptável para alternar entre lazer diurno e uso social.
Sobre a Azimut Yachts
Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut|Benetti, líder mundial na fabricação de iates de luxo, com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés. Presente em 80 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência, conta com uma fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações de 51 a 100 pés.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário