Projeto “Cidades Monitoradas” testará um milhão de fluminenses para diagnóstico da Covid-19. Ação acontece nos próximos 90 dias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Taysa Porcino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com apoio da Secretaria Estadual de Turismo, iniciativa visa abertura gradual do setor

A pandemia do novo coronavírus afastou o turismo do Estado do Rio de Janeiro e de demais pontos do Brasil e do Mundo, impactando diretamente na vida das pessoas que vivem da atividade. Pensando em colaborar com o setor e com a reabertura gradual da economia, a MedLevensohn, em parceria com a Veus Saúde e apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-RJ), lança o projeto “Cidades Monitoradas”, que visa testar gratuitamente um milhão de fluminenses nos próximos 90 dias para diagnóstico da Covid-19.

“É recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) testar a população durante a pandemia do coronavírus e o Rio de Janeiro é uma das principais portas de entrada dos turistas no Brasil. O projeto “Cidades Monitoradas” nasce com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva do turismo de todo o Estado, ajudando na retomada gradual dos pequenos e grandes eventos sediados em nosso Estado, como o réveillon e o carnaval”, diz José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn.

O “Cidades Monitoradas” é uma iniciativa que realiza ações preventivas e de monitoramento a partir da realização gratuita de exames periódicos para detecção da Covid-19 e anticorpos contra a doença em indivíduos que atuam na operação ativa dos diversos serviços do turismo, como transporte, hotelaria, comércio e alimentação. “Essa ação permitirá que conquistemos cidades mais seguras e mais preparadas para a manutenção das suas atividades durante a pandemia”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

A participação dos profissionais de serviços na testagem é voluntária e totalmente gratuita. “Taxistas, garçons e profissionais da hotelaria, por exemplo, serão beneficiados com a realização dos exames para detecção do Sars-Cov-2, Covid19 e status imunológico. Eles serão testados com frequência, no mínimo, cerca de duas vezes por mês”, explica Marcelo Botelho, CEO da Veus Saúde.

Ainda de acordo com Marcelo Botelho, “todos os profissionais testados recebem um QR Code personalizado que permite o acompanhamento do profissional quanto a sua participação na realização dos seus exames. Nos funcionários de estabelecimentos de alimentação e hotelaria, o código estará disponível em bottons que serão afixados em seus uniformes. Já nos táxis, o QR Code ficará acessível dentro e fora do veículo”, afirma.

Em uma ação piloto para o projeto, já estão sendo testados funcionários do Brewteco, estabelecimento com quatro unidades na cidade. Ainda, cerca de 25 cooperativas de táxis já estão testando seus motoristas. Em parceria com o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a iniciativa também está em negociação para começar, em breve, em profissionais da hotelaria e pousadas da cidade.

“É bom que o turista saiba que os serviços na cidade são seguros”, afirma Antônio Rodrigues, diretor administrativo da cooperativa AerosDumont e primeiro taxista a aderir ao monitoramento. “Neste momento delicado que estamos passando, a iniciativa traz mais segurança para os motoristas e passa maior credibilidade aos passageiros, que podem embarcar com mais confiança”, completa.

No projeto, os profissionais do turismo poderão ser testados com os MedTestes Coronavírus da MedLevenson: IgG e IgM, Antígeno e Anticorpo Anti-Proteína S. “O tipo de teste a ser realizado depende diretamente da escolha dos patrocinadores do “Cidades Monitoradas”. No entanto, a testagem de todas as gerações de MedTeste Coronavírus busca garantir uma cidade mais segura para todos”, explica José Marcos Stuzer, CEO da MedLevensohn.

Estudos epidemiológicos comprovam que os produtos da linha MedTeste Coronavírus contribuem para o monitoramento da população. “É considerado uma oportunidade para reabertura da economia, onde não só as empresas, como pontos turísticos, bares, Centros Culturais, etc, poderiam retomar suas atividades com mais segurança”, diz Anna Luiza Szuster, Farmacêutica e Diretora de Relações Internacionais da MedLevensohn.

A testagem é capaz de identificar indivíduos que já tiveram a doença e, também, aqueles que já desenvolveram anticorpos contra a Covid-19. “A novidade é que, recentemente, uma pesquisa desenvolvida pelo fabricante do MedTeste Coronavírus AG comprovou que os testes também são extremamente eficazes para detectar as mutações sofridas pelo coronavírus até o momento”, finaliza Anna Luiza Szuster.

Reunião de lançamento

A reunião de lançamento, que acontece no Assador Rio’s, no Flamengo (RJ), contará com a presença do secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe; do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; do Deputado Federal, Dr. Luizinho; de José Marcos Szuster, CEO MedLevensohn, e de Marcelo Botelho, CEO da Veus Saúde.

Os jornalistas Isabele Benito e Clovis Monteiro, do SBT e Rádio Tupi respectivamente, conduzirão o encontro que seguirá todos os protocolos de saúde determinados pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, como: distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e constante higienização das mãos. Além disso, todos os convidados serão testados e só participarão do evento mediante ao resultado negativo para presença do vírus da Covid-19 no organismo.

O lançamento também será transmitido ao vivo pela página oficial da MedLevensohn no Youtube (youtube.com/medlevensohn), a partir das 21h.

Sobre a MedLevensohn

Atuando há mais de 18 anos no mercado nacional, a Medlevensohn é uma companhia brasileira familiar que desenvolve, produz e distribui produtos e serviços de qualidade para a saúde e bem-estar da população. Com sede no Rio de Janeiro, escritório em São Paulo e Centro de Distribuição no Espírito Santo, tem frentes relacionadas a testes rápidos de doenças, monitorização e tratamento de diabetes, hipertensão arterial e colesterolemia, cosméticos funcionais, materiais descartáveis e produtos ortopédicos.

Sobre a Veus Saúde

Há mais de 25 anos, a Veus desenvolve tecnologias inovadoras para a área da saúde, criando soluções ágeis e integradas, de fácil implementação e utilização, prontas para aperfeiçoar e acelerar processos, bem como reduzir custos e riscos, aumentando o retorno sobre os investimentos. A empresa acredita na tecnologia como veículo e em pessoas como combustível para realizar. Sua equipe é formada por apaixonados por inovação e pelo bem-estar que ela proporciona para o mundo.