PRISA refinancia a dívida até 2025 e acerta a venda da Santillana Espanha por 465 milhões de euros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Fonseca
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

• O grupo PRISA acelera o seu processo de transformação estratégica, focando o desenvolvimento nos modelos de contrato Ed-Tech (sistemas de ensino) na América Latina e nos negócios de meios de comunicação

• A dívida líquida total diminui em mais de 30%, após amortizar 400 milhões de euros com o acordo de refinanciamento

• A PRISA contará com 275 milhões de euros para reforçar sua liquidez e facilitar o desenvolvimento dos planos estratégicos de negócios

O Conselho de Administração da PRISA, no desenvolvimento do plano estratégico, aprovou os termos para o refinanciamento de sua dívida, cujo prazo foi alargado até 2025, e reforça a liquidez da empresa. Ao mesmo tempo, acertou a venda do negócio educativo da SANTILLANA na Espanha (segmento K-12), à finlandesa Sanoma por um valor do ativo de 465 milhões de euros.

Estas operações permitirão acelerar a transformação digital do grupo, centrada nos sistemas de aprendizagem Ed-Tech na América Latina, e nos modelos de assinatura dos seus negócios de mídia.

O diretor-executivo da PRISA, Manuel Mirat, considera que "com estas operações, o grupo demonstra a validade do percurso delineado, que mereceu também a confiança dos credores". "Com a venda da SANTILLANA Espanha, verifica-se a capacidade da PRISA de criar valor. Além disso, ao eleger a Sanoma, conseguimos que a SANTILLANA contribua para a construção de um dos grandes líderes europeus no setor da Educação", assinala Mirat.

O acordo de refinanciamento prevê alargar o prazo da dívida até março de 2025, com um custo inicial de 5,5% e um custo total médio de 7% durante a vigência do contrato. Contempla a amortização de 400 milhões de euros, ficando a dívida líquida total reduzida em mais de 30%, e estabelece um marco para uma futura separação efetiva dos negócios de Educação e Meios de Comunicação. Com este refinanciamento, a empresa contará com cerca de 275 milhões de euros para reforçar sua liquidez e facilitar o desenvolvimento dos planos estratégicos de negócios.

O preço de venda da SANTILLANA Espanha foi estabelecido sobre um valor de empresa de 465 milhões de euros, o que representa 9,6 vezes o EBITDA médio do ciclo educativo do período 2017/2019. Está além dos múltiplos das principais transações comparáveis no setor. O preço será pago integralmente em dinheiro, na data de encerramento da operação, uma vez descontada a dívida líquida do negócio, a 30 de junho de 2020, estimada em 51 milhões de euros. A venda gerará um ganho de capital estimado em 385 milhões de euros.

O encerramento da operação está pendente da aprovação das autoridades competentes espanholas, da autorização da Assembleia Geral de Acionistas da PRISA e da formalização do refinanciamento.

Após a venda do negócio da SANTILLANA Espanha, que representa 21% do negócio do Grupo SANTILLANA, a companhia concentrará os seus esforços no impulso dos sistemas de aprendizagem na América Latina. A SANTILLANA é a única operadora global de educação presente em todos os países da América Latina, onde tem uma posição e proposta de valor únicas, projetando para outros mercados os modelos de contrato desenvolvidos no Brasil e alcançando, através deles, um total de 1,7 milhão de alunos na região, com um crescimento de 25% no último período anual.

O processo de digitalização empreendido pelo Grupo PRISA também revela resultados positivos na área de Meios de Comunicação.O jornal EL PAÍS já conta com mais de 115 mil assinantes, dos quais 68,5 mil são exclusivamente digitais. O jornal AS é líder digital graças ao seu forte crescimento na América Latina.

O Conselho da PRISA considera que os acordos adotados permitirão que o grupo possa se concentrar no futuro, dando prioridade à gestão e valorização com bases firmes e sustentáveis nos seus dois negócios, Educação e Meios de Comunicação. Como citado na Assembleia Geral passada, ambos possuem elevado potencial, geridos com equipes diferentes, atentos às suas características e especificiades, e que requerem capacidades e percursos distintos, estando assim em condições de atrair os recursos e o capital necessários para cada um deles.