Brasil,

Caminhos para melhorar a oratória e a reputação profissional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Ucelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No mundo corporativo a qualificação profissional é de grande relevância, mas, essa pode não ser tão valorizada se não ocorrer uma apresentação adequada por parte de quem a possui. Dentro disso se torna fundamental que os profissionais que pretendem crescer se preocupar em se comunicar de forma adequada, com uma oratória que tenha reflexo em sua reputação.

“Quando se trata de reputação, pessoas são aquilo que comunicam. As imagens que temos dos outros podem ser totalmente diferentes do que eles realmente são, em função das mensagens transmitidas — ou da falta delas”, explica Reinaldo Passadori - Especialista em Comunicação Verbal e presidente do Instituto Passadori Educação Corporativa (www.passadori.com.br)

Passadori explica que aumentar a fluência verbal traz ganhos não apenas para falar a grandes plateias ou em reuniões de trabalho. Essa atitude melhora a comunicação em todos os aspectos, permitindo transmitir mensagens claras e objetivas que atinjam os resultados esperados.

Assim, veja quatro maneiras de melhorar a comunicação verbal interpessoal e em público, preparada por Reinaldo Passadori.

Montar o roteiro

Independentemente de conduzir uma conversa ou falar em público, o roteiro faz toda a diferença. Acontece que, em conversas, as pessoas o fazem automaticamente de acordo com o andamento do assunto. É comum preocupar-se mais com o roteiro quando surge a necessidade de falar em público.

O roteiro deve ser desenvolvido considerando as necessidades da audiência, com base no perfil mais comum, buscando imaginar quais são suas expectativas.

A seleção das ideias em ordem lógica, de forma que permita uma transição leve e natural entre elas, ajuda na fluidez da fala. O conteúdo teórico deve trazer temas atuais, dependendo do assunto, preferencialmente com informações novas, que acrescentarão algo à audiência.

Se couber a inclusão de conteúdo visual, é importante verificar a relevância e pertinência com o assunto, e, se for necessário o apoio de equipamento tecnológico, a transmissão da mensagem ficará facilitada. Deve-se, entretanto, ter o cuidado de não ficar dependente do equipamento.

Estudar o tema

Não importa o quanto o tema esteja dominado. Estudá-lo mais sempre trará à tona particularidades e especificidades que podem fazer a diferença em uma palestra, mesmo porque qualquer pessoa, ao falar em público, precisa dedicar atenção a quem ouve e não ficar preso ao roteiro ou equipamento tecnológico utilizado.

O palestrante deve dominar o assunto e, além disso, provar o controle a cada segundo. Essa postura transmite autoridade e aumenta a percepção que o público forma sobre quem fala. E mesmo que não seja palestrante, dominar o assunto é uma habilidade de comunicação imprescindível para a carreira.

Para ajudar, vale treinar em frente ao espelho, especialmente para conferir expressões faciais e corporais e checar se o discurso passa autoridade e confiança.

Ter postura e linguagem corporal

Ao falar em público, em uma reunião de gestores ou com o conselho, postura e linguagem corporal são diferenciais para os quais poucos se atentam. Entretanto, o público ouvinte, especialmente nesses casos, é bem experiente e consegue detectar até mesmo pequenas falhas no comportamento. É preciso estar relaxado para se comunicar bem, pois o nervosismo impede a transmissão correta da mensagem e seu correto entendimento por parte dos interlocutores.

Uma boa dicção e respiração são alcançados por meio de exercícios práticos diários, e podem gerar um ganho de qualidade de proporções inimagináveis na comunicação.

Quando prestamos atenção em telejornais, seus âncoras e apresentadores, percebemos como a dicção perfeita facilita a comunicação.

Ao falar em reuniões ou para grandes públicos, o palestrante nunca deve se prender a determinado lado da audiência. Essa falha na postura demonstra menosprezo para com a plateia. Deve-se dirigir a toda a audiência, considerando os que estão assentados à frente, aos lados e à parte final do auditório.

Contar com ajuda especializada

Todo profissional que deseja impulsionar a carreira precisa rever seu planejamento e reescrevê-lo de forma a se atualizar sobre as tendências de mercado e as novas exigências. Concentrar esforços em desenvolver o marketing pessoal, potencializar traços fortes e trabalhar em pontos de melhoria são atitudes que aumentam a performance.

Curiosamente, algumas ferramentas utilizadas pelo coaching são próprias para alcançar esses objetivos e são especialmente eficazes. Desenvolver a oratória deixou de ser diferencial para se tornar necessidade de carreira. Assim como outras habilidades, como inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe e administração de conflitos, as organizações começam a buscar essa característica nos candidatos a cargos de alto escalão.

Fato é que profissionais competentes precisam desenvolver habilidades de comunicação e capacidade de expressar o quanto são importantes para a empresa, fazendo-se valer do marketing pessoal para reforçar sua relevância.

Empresas que não são vistas correm o risco de serem esquecidas, e o mesmo acontece com os profissionais. Da mesma forma que o marketing trabalha a imagem e a comunicação das organizações, mostrando os benefícios de produtos e serviços, o profissional também precisa manter as luzes acesas sobre seus diferenciais.

Afinal, os tesouros acumulados durante uma carreira repleta de empenho, dedicação e renúncias não podem permanecer enterrados.

Workshop Oratória com Passadori

Para aprimorar ainda mais essa capacidade, o Instituto Passadori realizará um workshop exclusivo com o CEO e fundador do Instituto Passadori. O evento acontece no dia 20 de janeiro, no qual se poderá descobrir os 7 pontos fundamentais da comunicação, as estratégias de autocontrole e autoconhecimento, as técnicas de planejamento e como preparar uma apresentação de sucesso.

Os benefícios deste workshop são:

• Aumento do poder da comunicação;
• Aumento da assertividade das ações realizadas;
• Aumento da credibilidade.

Horário: das 9h às 17h30
Endereço: Avenida Paulista, 726, Centro – Bela Vista/SP
Investimento: R$ 385,00
Inscrições: https://www.sympla.com.br/oratoria-com-passadori---a-comunicacao-para-o-empoderamento__227008

DSOP Educação Financeira
Avenida Paulista, 726, conjunto 1205 - 12º andar, Bela Vista/SP. Telefone: 11 3177-7800

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar