Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Planeje-se para as despesas de início de ano

Planeje-se para as despesas de início de ano

Advogada tributarista orienta sobre o pagamento dos impostos típicos do começo do ano

Como se não bastasse as despesas herdadas do Natal e festa de final de ano, janeiro é marcado por ser um mês de grandes compromissos financeiros, como o pagamento do IPTU sobre o imóvel, do IPVA do automóvel, da matrícula da escola e da compra dos materiais escolares. Por serem dívidas previstas, o impacto nas finanças não deveria ser motivo de dor de cabeça. Mas, caso não tenha se preparado ao longo de 2017, Clarissa Nepomuceno, advogada tributarista do escritório Nepomuceno Soares, explica como economizar e deixar os impostos em dia.

“Logo nos primeiros dias de janeiro, o consumidor já recebe a cobrança do IPTU e IPVA, além de já saber dos gastos escolares que estão por vir. A importância de ter um planejamento financeiro ao longo no ano anterior é para aproveitar os descontos oferecidos pelos órgãos cobradores”, afirma Clarissa. De acordo com ela, a Prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, oferece um desconto de 5% para quem pagar o valor integral ou adiantar no mínimo duas parcelas do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) até dia 22 de janeiro. Já para quem pagar à vista o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até dia 16 deste mês, o desconto será de 3%.

Quem não conseguiu se programar para aproveitar os descontos poderá dividir os impostos em parcelas, sendo que o IPVA poderá ser parcelado em até três vezes e o IPTU em até onze. “A orientação principal que damos é planejar as finanças. Qualquer desconto já é válido para uma economia no bolso. Aproveita que o ano está só começando e se programe para guardar uma quantia para o começo do ano que vem”, indica Clarissa.

Outro gasto típico de início de ano é com a escola dos filhos. Segundo levantamento feito em 2016 pela BDO, empresa de auditoria e consultoria, o valor do imposto sobre os principais produtos escolares passou de 60%. Os tributos registrados sobre réguas, por exemplo, chegaram a 62,34%, em relação a canetas foi 57,84% e fichários foi 52,90%. Por isso, reunir um grupo de pais para comprar juntos o material tem sido cada vez mais usado, já que assim os lojistas estão mais abertos a descontos. Já em relação à matricula escolar, o aumento na anuidade deve ser divulgado com 45 dias, no mínimo, antes do final da matrícula e a proposta de contrato deve conter, entre outras informações, a planilha de custos e os valores.

Clarissa Nepomuceno Caetano Soares

Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos, é especialista em direito tributário e empresarial. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG. Membro da ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário. Pós-graduanda pela FGV Direito de SP e biocombustível.

Serviço
Nepomuceno Soares Advogados
Endereço: Rua Felipe dos Santos, 825 - 9° andar - Lourdes - Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3267-8747
Site: http://nepomucenosoares.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo