Brasil,

Juros de várias linhas de crédito caíram no fim de 2017

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Cláudia Inez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Linhas de crédito muito utilizadas pelos brasileiros têm juros menores desde dezembro

As taxas de juros das operações de crédito sofreram a 13ª queda consecutiva em dezembro do ano passado. Seis linhas de crédito para pessoa física avaliadas sofreram redução nos juros. Entre elas, estão os empréstimos, o tão usado cartão de crédito e o cheque especial, que fazem parte da realidade financeira de muitos brasileiros.

A redução da taxa Selic, que é a taxa básica de juros brasileira, pode ter motivado as quedas, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac).

A taxa Selic encerrou o ano de 2017 somando dez quedas consecutivas, alcançando assim o patamar de 7% ao ano. A última redução da taxa aconteceu em dezembro e foi anunciada após reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

A perspectiva do mercado é de que a taxa continue sendo reduzida. A próxima reunião do Copom será no começo de fevereiro, quando será definido o destino da Taxa Selic para o início de 2018.

De acordo com a Anefac, o Banco Central está flexibilizando sua política monetária com a redução da taxa Selic desde outubro de 2016. Com a melhora fiscal e as perspectivas de queda da inflação, a taxa básica de juros pode sofrer novas reduções, o que diminui o custo de captação dos bancos e possibilita novas reduções nas operações de crédito.

A redução de juros para pessoa física

A redução na taxa de juros para pessoa física foi de 1,83 ponto percentual ao ano e de 0,07 ponto percentual ao mês. O que resulta em uma taxa de 7,4% em novembro, que caiu para 7,33% em dezembro, ou 135,53% ao ano em novembro para 133,7% ao ano em dezembro. O patamar alcançado no último mês de 2017 é o menor para a taxa de juros de pessoa física desde o mês de outubro de 2015.

Os juros do empréstimo pessoal oferecido pelos bancos passou de 4,2% ao mês para 4,13% em dezembro. As linhas de crédito oferecidas por financeiras também sofreram queda nos juros. A taxa nesses casos caiu de 7,55% ao mês em novembro para 7,49% ao mês em dezembro.

Uma das linhas de crédito preferidas do brasileiro também teve queda nos juros. A taxa sobre operações de cartões de crédito era de 12,89% em novembro, e caiu para 12,74% em dezembro. A diferença pode até parecer pequena a princípio, porém, é a menor marca desde junho de 2015, quando a taxa era de 12,54% ao mês.

O cheque especial também sofreu redução. Os juros cobrados por este tipo de crédito passaram de 12,89% ao mês em novembro para 12,74% em dezembro. Já os juros do comércio sofreram queda de 0,05 ponto percentual, caindo de 5,5% ao mês em novembro para 5,45% ao mês em dezembro.

Queda nos juros também pode afetar investimentos

A queda da taxa de juros pode afetar não somente as linhas de crédito, reduzindo os juros ao consumidor. Quem usa os juros a seu favor através dos rendimentos do capital aplicado, também precisa ficar atento.

Os recentes cortes nos juros podem mudar o cenário de um investimento. A modalidade que antes era interessante pode deixar de ser e vice-versa. A saída é atentar-se aos melhores investimentos do ano e acompanhar o que acontece no Brasil e no mundo, em especial as oscilações das taxas de juros do País.

Website: https://www.tororadar.com.br/melhores-investimentos-2018


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar