Parabéns, Empresários Contábeis!

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphaela Gentil

Waldir Ladeira (*)

Em 12 de janeiro comemora-se o Dia do Empresário Contábil e, aproveitando o ensejo dessa data tão importante para nossa sociedade, expresso aqui minha convicção de que é preciso refletir sobre a importância do Profissional da Contabilidade na contribuição técnica para a melhoria da gestão das pequenas, médias e grandes empresas, assim como os desafios do empreendedorismo em nossa área.

O Profissional da Contabilidade é parte essencial de qualquer empreendimento, público ou privado, sendo, muitas vezes, o braço direito do gestor. Em razão disso, a gestão das Empresas Contábeis tem particularidades importantes, visto que são elas que tratam da compreensão sobre a evolução patrimonial de pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos.

Nos falta intensificar a divulgação ampla dessa capacidade para a sociedade, que ainda não reconhece nossa importância na prestação de informação de qualidade, útil e compreensível, que subsidia os gestores a entenderem seus negócios e, consequentemente, tomarem melhores decisões.

Muitos empreendimentos fecham antes de três anos porque o gestor não possui conhecimentos sobre apuração correta de custo, precificação, capacidade evolutiva patrimonial, composição de capitais, diferença entre “lucro” e “dinheiro”, necessidade de capital de giro... todas essas informações são fornecidas pelos Profissionais da Contabilidade.

Nossa Classe produz muito, mas é modesta ao levar para a coletividade sua capacidade de trabalho e poder de entrega! Por isso, a união, a cooperação e a nossa luta são, principalmente, pelo fortalecimento de nossa Valorização perante a sociedade!

Ela começa quando o Profissional entende o seu valor e passa a informá-lo para os clientes. E o centro desse valor é a Gestão Contábil. Esta é a parte mais bela e importante de nosso trabalho. Afinal, o momento da ênfase do débito/crédito e do levantamento de balancetes passou e muitos sistemas informatizados o fazem.

O que eles não conseguem substituir é nossa veia de Ciências Sociais Aplicadas. Nossa atuação como Consultores e Assessores de pequenas, médias e grandes empresas, atuação esta decisiva para o fortalecimento e crescimento das mesmas.

É preciso que os Empresários Contábeis ampliem a reflexão sobre o seu real papel na sociedade, utilizem sua expertise para manter e conquistar clientes e aprimorem sua gestão de vendas de serviço qualificado.

A nós, Profissionais da Contabilidade, e à sociedade como um todo, cabe valorizar os Empresários Contábeis também pela geração de empregos para a Classe e consequente contribuição para a economia do país.

Vamos em frente, Empresário Contábil! O desafio é grande, mas com entusiasmo e determinação, o sucesso é garantido. Conte sempre com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro!

(*) Waldir Ladeira é Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).