Brasil,

Um guia para diversificar os investimentos em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Everton/Danilo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Uma carteira de investimentos bem construída deve, necessariamente, conter uma diversificação dos ativos que a compõe, alinhada com o perfil do investidor e seus objetivos.

“Diversificação é a técnica que permite reduzir riscos, através da alocação de investimentos entre vários instrumentos, classes de ativos e setores.

Este conteúdo visa facilitar a sua jornada na construção de uma carteira diversificada de investimentos que pode te proporcionar uma maior prosperidade financeira.

1) Determine seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros

O que define o perfil de risco de um investidor são duas variáveis:

- Capacidade ao risco e;
- Tolerância ao risco.

A capacidade ao risco está relacionada ao momento de vida da pessoa: idade, estabilidade no emprego e na renda, filhos, outros dependentes, gastos com aluguel, etc. Por exemplo, um investidor de 35 anos concursado, logo é novo e possui renda estável, possui uma capacidade ao risco bastante alta.

A tolerância ao risco diz respeito as atitudes do investidor em relação aos seus investimentos. Ou seja, alguns investidores não ligam de ver o seu patrimônio diminuir no curto prazo (devido a possíveis perdas) na esperança de obterem maiores retornos no longo prazo.

Outros investidores se desesperam ao viverem essa situação. Então, a pessoa que aceita essa perda no curto prazo possui uma boa tolerância ao risco. Já o investidor que não consegue lidar com isso é avesso ao risco. Enfim, a mistura entre a capacidade e a tolerância ao risco determinam o perfil adequado a cada investidor. No exemplo anterior, se essa pessoa com capacidade ao risco alta também possuir uma boa tolerância ao risco, ele pode ser enquadrado num perfil agressivo. Mas se ele é avesso ao risco (baixa tolerância) então um perfil moderado seria o mais indicado.

Conhecendo seu perfil de investidor, você já começará a limitar os produtos ou classes de ativos que irão compor sua carteira de investimentos. É importante que o investidor esteja confortável e trabalhe com ativos financeiros dentro do seu perfil.

Por fim, determine seus objetivos financeiros antes de planejar a alocação de ativos que irá compor sua carteira de investimentos. É fundamental conhecer seus objetivos, principalmente para determinar a liquidez dos produtos financeiros que irão compor sua carteira de investimentos.

Por exemplo, se o objetivo do investidor é comprar um imóvel num prazo de 5 anos, não é recomendável que ele invista numa LTN (Tesouro Pré) ou numa NTN (Tesouro IPCA+) com vencimento posterior a 5 anos.

2) Escolha os parâmetros da diversificação de sua carteira e avalie soluções

Se você possui recursos suficientes e tem perfil para investir em todas as classes de ativos sugiro que faça uma diversificação completa de sua carteira de investimentos.

Neste caso diversificação completa considera:

- diversificação de mercados,
- diversificação de indexadores,
- diversificação de liquidez,
- diversificação de emissores e
- diversificação de classes de ativos e produtos.

Porém, se seus recursos são limitados, avalie soluções segundo o seu perfil de investidor e prioridades. Por exemplo, se você é um pequeno investidor de perfil conservador e tem objetivos de longo prazo, você pode diversificar a liquidez e os indexadores de seus investimentos através dos títulos públicos. Com apenas R$ 30,00 você consegue investir no tesouro direto.

Caso seu perfil seja moderado, você pode fazer essa mesma diversificação do exemplo acima e incluir títulos de crédito privado (CRA, CRI e Debêntures). Assim, além de diversificação de liquidez e indexadores, você ainda terá uma diversificação de classe de ativos e produtos e conseguirá mitigar com mais facilidade os riscos diversificáveis.

Outra estratégia para o pequeno investidor é buscar a chamada “diversificação natural”, através de fundos de investimentos. Se você tem perfil conservador, procure fundos referenciados (especialmente referenciados DI) e/ou fundos de renda fixa. Se seu perfil é moderado agressivo, você pode alocar parte de seus recursos em fundos de renda variável, diversificando também os tipos de mercado.

3) Escolha uma corretora de valores que te dê todas as condições para você diversificar seus investimentos

Costumo utilizar o termo “shopping financeiro” para explicar como funcionam as corretoras de valores.

Ao abrir a conta em uma corretora você pode investir em um CDB do Bradesco ou do Itaú, em um Fundo de Investimento do Banco do Brasil, em uma LCA ou LCI do da Caixa e assim por diante. Ou seja, você terá acesso tanto aos investimentos convencionais (os CDBs, os fundos, etc.) como também aos investimentos diferenciados, mais sofisticados (as LCAs e LCIs, as debêntures, os FIDCS, CRIs, CRAs, bolsa de valores e futuros os títulos do tesouro e até ETFs), gerenciados por instituições especialistas em investimentos (o mundo das assets e bancos de investimentos).

Resumindo, você conseguirá comparar antes de investir. E melhor ainda, tudo de maneira muito simples em uma única plataforma. Certo, agora que você aprendeu como funciona uma corretora…

Então, como você faz para escolher uma? As corretoras são fundamentalmente iguais.

O que vai diferenciar uma da outra é:

- a quantidade de instituições financeiras com as quais elas trabalham;
- as ferramentas que elas oferecem (home broker, outras plataformas de negociação online, relatórios de análise, etc.) e;
- as taxas que elas cobram por cada serviço.

Escolha aquela corretora de valores que:

- oferecer melhor preço;
- oferecer melhores ferramentas;
- oferecer o maior número de produtos e instituições financeiras em sua plataforma.

No site da BMF Bovespa você encontra uma lista de todas as corretoras no mercado.

4) Escolha uma assessoria de investimentos

Com centenas de instituições e milhares de produtos para investir, como é que você escolhe e aplica nos melhores produtos? Esse é justamente o papel de um Assessor de Investimentos. É um profissional que precisa conhecer não apenas as instituições financeiras, mas também cada um dos produtos, seus riscos, sua liquidez, o histórico de rendimento etc.

E também cada cliente, seu perfil e sua necessidade para então orientá-lo na escolha do melhor produto financeiro segundo seu objetivo. Entenda que o Assessor de Investimentos orienta, mas quem decide é você (o próprio investidor).

Este foi um rápido guia para a diversificação dos seus investimentos para 2018.

Website: http://lp.caminhoparariqueza.com.br/webinar-onde-investir-este-ano


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar