Brasil,

Cresce a recuperação de crédito entre os consumidores da capital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Novembro apresentou variação positiva de 5,08%, em relação a outubro entrada de capital extra na economia, via 13º salário, possibilitou que a recuperação de crédito aumentasse em novembro. De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o número de pessoas que recuperaram crédito cresceu 5,08%, na comparação com o mês anterior (Nov.17/Out. 17). Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, a renda extra, aliada a taxas de juros em patamares menores, permitiu que as pessoas quitassem seus débitos. “A primeira parcela do 13º salário é usada, principalmente, para o pagamento de contas atrasadas. As famílias aproveitam esta oportunidade para organizar as finanças e voltar a ter crédito para consumir”, afirma.

Na base de comparação anual (Nov.17/Nov. 16), o volume de pessoas que recuperaram crédito aumentou 1,25%. “A melhora dos indicadores macroeconômicos, como desaceleração da inflação e do aumento da renda real contribuíram para o resultado positivo da recuperação de crédito nesta base de comparação”, comenta Ana Paula. No acumulado do ano o índice de recuperação de crédito apresentou crescimento de 2,24%.

Mulheres são as que mais recuperaram crédito em novembro

Em novembro, as mulheres foram responsáveis por 55,54% dos cancelamentos de registros junto ao SPC da CDL/BH. Entre os homens, o percentual ficou em 45,46%. De acordo com a economista da CDL/BH, apesar da proporção de empregados desligados do sexo feminino estar maior (3º trim.17 em 14,6% - IBGE) que o masculino (3º trim.17 em 11,8% - IBGE), um dos motivos para as mulheres quitarem mais seus débitos é que o valor médio das dívidas do sexo feminino (R$ 1.272,06) é menor que o dos homens (R$ 1.593,60), segundo dados da pesquisa de Perfil do Inadimplente CDL/BH. “Os homens geralmente estão atrelados às compras de maior valor agregado, o que pode acarretar possíveis dívidas em longo prazo, caso não sejam cumpridos os pagamentos”, explica.

Por faixa etária, a maioria dos consumidores que quitou os débitos tem entre 50 e 64 anos (25,41%) e a menor parte dos pagamentos das dívidas correspondeu ao público na faixa de 18 a 24 anos (4,7%). “Essa parcela da população está começando a trabalhar cada vez mais tarde, e por não possuir renda, consome menos que as demais”, comenta Ana Paula.

Metodologia – Os indicadores de recuperação de crédito apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso.

Baixe os gráficos e comparativos da pesquisa em: http://goo.gl/dKUwCE


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar