Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Parlamento Europeu cogita criar contratação compulsória de seguro de responsabilidade civil para inteligência artificial

Parlamento Europeu cogita criar contratação compulsória de seguro de responsabilidade civil para inteligência artificial

Insurance Europe posiciona-se contra afirmando faltar elementos para uma adequada avaliação de riscos

Na esteira das discussões a respeito da regulamentação europeia sobre inteligência artificial (IA) e robôs, o Parlamento Europeu consultou, em fevereiro de 2017, a Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia, quanto à possibilidade de criar uma legislação obrigando a contratação de seguro de responsabilidade civil para IA na Europa.

A possível investida legislativa suscitou o posicionamento formal da Insurance Europe – congênere da CNseg para o território europeu – sobre seguros obrigatórios em geral. Segundo a associação, obrigar a contratação de seguro pode ser uma alternativa válida apenas em casos específicos. Em outros, pode acabar prejudicando a dinâmica do seguro e encarecer a proteção que, na visão do legislador, é extremamente necessária.

Isso aconteceria porque algumas condições precisam ser satisfeitas para o funcionamento adequado do seguro. São elas: estatísticas suficientes para quantificar precisamente frequência e severidade dos sinistros; ter bem identificado a quais riscos as seguradoras estão expostas ao ofertar a proteção do seguro; e capacidade de resseguro para dispersar os riscos assumidos pelas seguradoras primárias.

Para a Insurance Europe, o seguro de responsabilidade civil para IA não tem todas as condições satisfeitas e, portanto, não deveria ser exigida a sua contratação. Um exemplo bem-sucedido de obrigatoriedade seria o seguro de responsabilidade civil de automóveis na Europa, que conta com estatística consolidada, riscos bem definidos e ampla oferta de resseguro.

O receio da associação europeia de seguros é que uma possível legislação sufoque a inovação e liberdade dos subscritores em uma estrutura rígida de obrigatoriedade.

>> Clique aqui para acessar o material produzido pela Insurance Europe sobre o tema (em inglês)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo