O Varejo Brasileiro Segue Rumo ao Digital

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Léo César

Por Patricia Cotti e Arnaldo Mello*

A era do multicanal já é uma realidade para os varejistas internacionais e vem se aproximando para também se tornar mais presente no Brasil. Existem muitos motivos para que o setor acredite que o conceito de multicanalidade é o caminho para conseguir agradar todos consumidores. Afinal, como se sabe, ao contrário dos jovens que preferem comprar online, as pessoas mais velhas ainda preferem ir às lojas para fazer suas compras.

Um exemplo de empresa que vem apostando nessa ideia é o Bob’s. Eles estão na segunda fase de implementação de uma loja, localizada no Rio de Janeiro, 100% digital. O espaço foi pensado para agradar os dois mundos: possui tanto caixas físicos quanto totens de autoatendimento. Além disso, o cliente pode realizar seu pedido por meio do novo aplicativo da rede, podendo retirar na loja mais próxima ou mesmo receber em sua casa via delivery.

A nova loja não conta apenas com a implantação de tecnologias, ela também vem com uma arquitetura mais contemporânea e funcional. O foco deste novo conceito é trazer não só conveniência e agilidade para o atendimento, como a fidelização de seus consumidores a partir da inovação.

O perfil do comportamento do consumidor se transformou radicalmente nas últimas décadas. Por isso, para não perderem mercado, os varejistas precisam ser cada vez mais ágeis para fazer as devidas mudanças em seus negócios. É preciso estar à frente com as inovações e nunca esquecer que os consumidores gostam de conceitos pioneiros e são capazes de reconhecer se este ou aquele estabelecimento está simplesmente copiando alguma coisa.

*Patricia Cotti é diretora de conteúdo da Academia de Varejo e Arnaldo Mello é colaborador da Academia de Varejo

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros