Brasil,

IBPT completa 25 anos de conscientização e orientação tributária aos brasileiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Raicoski
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ao bater a marca dos 25 anos de atuação, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT, fundado no dia 12 de dezembro de 1992, consagra-se como uma das principais Entidades promotoras de conscientização tributária à população brasileira, sendo responsável por expor os danos da enorme carga tributária incidente sobre produtos e serviços, e revelar a falta de retorno à sociedade em termos de serviços públicos eficientes e de qualidade, decorrente da corrupção e má utilização dos recursos públicos.

Ao longo destas duas décadas e meia de existência, vários estudos foram elaborados e divulgados, entre eles, uma das pesquisas mais conhecidas e esperadas pela população, o levantamento sobre a “Carga Tributária/PIB x IDH – Cálculo do Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade – IRBES” comprovando que o Brasil é um dos países que mais recolhe tributos no mundo, e proporciona péssimo retorno em serviços para os brasileiros. Em sua trajetória, o Instituto participou de diversas ações e apoiou, ao lado de importantes Entidades da sociedade civil, movimentos que resultaram em diminuição de tributos, tais como: o fim da CPMF e a derrubada da MP 232, que promoveria aumento de tributos aos prestadores de serviços. Também é o criador do Impostômetro, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, ferramenta que mede segundo a segundo o volume de tributos arrecadados nas três esferas de Poder.

Como resultado destes 25 anos de pesquisas, com metodologia inovadora e aberta à sociedade, o IBPT constituiu o maior BigData privado de informações tributárias do País, o que lhe permite cruzar dados, gerar inteligência e traduzir à sociedade uma realidade na qual as informações tributárias, quando trabalhadas estrategicamente, podem abrir imensas possibilidades de negócios. Daí surgiu o Empresômetro e outras ferramentas e soluções empresariais de inteligência tributária.

Este vasto conhecimento permitiu à Entidade ampliar suas ações, focando em três áreas estratégicas: institucional, no qual se incluem as ferramentas e soluções desenvolvidas para promover conscientização à sociedade; acadêmica, por meio da realização de cursos, seminários, palestras, congressos e eventos; e empresarial, no desenvolvimento de estudos e pareceres setoriais.

Com esse enfoque, o Instituto criou o IBPT Educação, cujo propósito é oferecer cursos e treinamentos, presenciais e à distância para os profissionais que atuam nas áreas de governança e compliance, a fim de tornar a educação tributária acessível a todos.

Resguardando sempre os seus princípios de bem informar, o IBPT realizou a BI & TAXATHON - 1ª Maratona de Tributação & Inteligência de Negócios- MTIN, em Curitiba, no período de 27 a 29 de outubro, promovendo três dias de imersão nas áreas tributária, contábil, fiscal, de tecnologia da informação, administração, marketing, inteligência de mercado e gestão empresarial, incentivando o aprendizado, o diálogo e o conhecimento aos atuantes na área tributária.

Gilberto Luiz do Amaral, fundador do Instituto e atualmente presidente do Conselho Superior e coordenador de Estudos do IBPT, defende que é impossível haver evolução social e negócios bem sucedidos sem informação. “A sociedade atual, e a do futuro, está baseada na transformação dos dados em informações e integração para o conhecimento, o que afeta as políticas públicas, privadas, nacionais e internacionais. E o IBPT se renova a cada dia para atender às necessidades de informação dos cidadãos e oferecer oportunidades para os empresários gerarem inteligência nos negócios, especialmente a partir de dados fiscais”.

Por sua vez, o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT, João Eloi Olenike, reforça que nestes 25 anos, o Instituto contribuiu para mudar a mentalidade do cidadão brasileiro sobre o pagamento dos impostos; transformou dados tributários em inteligência de negócios; além de apresentar diversos estudos para auxiliar e alertar o contribuinte sobre a arrecadação e os gastos públicos, munindo a população de informações, a fim de ter embasamento para cobrar um retorno mais adequado dos serviços pela quantidade de impostos que se paga.

O IBPT está presente nas cidades de Curitiba, São Paulo e Vitória, e se consolidou como umas das instituições de maior credibilidade no cenário nacional. No próximo ano, muitos lançamentos estão por vir, aguardem as novidades do IBPT!

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de informações tributárias e quiser agendar uma entrevista com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, entre em contato na De León Comunicações.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar