Brasil,

O valor do Pró-Ética e do compliance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Jefferson Kiyohara

Num momento em que o combate à corrupção se fortalece, consequência da Operação Lava-Jato, uma iniciativa inovadora como o selo "Empresa Pró-Ética" precisa ser mais valorizada. A ação, promovida pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), com apoio de entidades como Instituto Ethos, IBRACON, ETCO e outros, promove uma abordagem educativa e preventiva, um grande diferencial a favor do Brasil.

No mundo, as autoridades públicas tipicamente atuam de modo reativo através de um papel regulador, fiscalizador e sancionador, punindo empresas e pessoas por crimes financeiros, como corrupção, lavagem de dinheiro e outras ações ilícitas. O Empresa Pró-Ética, por outro lado, age antes de qualquer crime ser cometido, e busca criar condições para que ele não aconteça, ou ao menos seja rapidamente detectado e os responsáveis identificados. Isto porque é uma ação que incentiva a estruturação da gestão do compliance, bem como a fomentação de uma cultura de ética empresarial e conformidade.

Outro ponto a favor do Pró-Ética reside no fato de ser uma iniciativa democrática por permitir que organizações dos mais diversos perfis possam participar. Na edição de 2017, 23 empresas de portes diferentes e geografias distintas foram reconhecidas neste mês de dezembro. Essa amplitude reforça a acessibilidade para as organizações de todo o país.

É importante deixar claro que o Pró-Ética não é um objetivo em si. Ser reconhecido é consequência de um trabalho árduo que demanda minimamente alguns anos para a construção de um programa de compliance efetivo e a formação de uma cultura corporativa galgada na ética.

Ou seja, estruturar um Programa de Compliance efetivo é a meta real a ser perseguida pelas organizações, uma vez que o compliance ajuda a promover os negócios, reduzir as fraudes e perdas, além de proteger a reputação. Trata-se de um caminho sem volta, com muitos benefícios, pelo qual a sua empresa pode percorrer em 2018, seja dando os primeiros passos, seja evoluindo de patamar.

Já para as empresas que implantaram um Programa de Compliance efetivo e possuem um histórico, talvez seja o momento de buscar um reconhecimento público como o Pró-Ética. E que o fortalecimento da cultura ética e de conformidade continue em 2018, e permeie o ambiente de negócios no Brasil, cada um fazendo a sua parte.

*Jefferson Kiyoharaé líder da prática de riscos & compliance da Protiviti, consultoria global especializada em Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Compliance, Gestão da Ética, Prevenção à Fraude e Gestão da Segurança.

Sobre a Protiviti (www.protiviti.com)

A Protiviti é uma empresa global de consultoria que ajuda empresas a resolverem problemas em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna. A companhia presta serviços para mais de 60% das empresas da Fortune 1000® e 35% da Fortune Global 500®.

A Protiviti e suas firmas-membro independentes prestam serviços aos clientes por meio de uma rede de mais de 70 escritórios em mais de 20 países, contando com mais de 4.500 profissionais em todo o mundo. No Brasil ela está presente desde 2006. A empresa também trabalha para agências governamentais e empresas de menor porte e/ou em fase de crescimento, incluindo aquelas que têm por objetivo fazer a abertura de capital.

Presente na classificação 57 da lista de 2016 da Fortune – 100 Melhores Empresas para Trabalhar®, a Protiviti é reconhecida em seu segmento entre as "Melhores Empresas para Trabalhar". A empresa é uma subsidiária integral da Robert Half (NYSE: RHI). Fundada em 1948, a Robert Half é membro do índice S&P 500 e foi nomeada para Fortune® na lista "Empresas Mais Admiradas do Mundo" da revista entre 1998-2016.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar