Brasil,

Linha do Horizonte: O Que Se Pode Ver Para o Varejo Em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leo Cesar
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Claudio Felisoni de Angelo*

Não há nada mais incerto do que prever o que está por vir. É sempre um risco e a realidade costuma ser surpreendente. Os elementos que estão fora do raio de percepção dos mais cuidadosos analistas são tantos, e se combinam de tal forma que, muitas vezes, mudam por completo a direção daquilo que a racionalidade indica.

De qualquer forma, é sempre bom exercitar. Pensar sobre o futuro ajuda a organizar o pensamento e, principalmente, suscita o debate. Isso, por si só, já se constitui em um precioso elemento para a compreensão dos fatores determinantes dos cenários político, econômico e social.

A verdade é que a recuperação das vendas está ocorrendo quase que de forma absolutamente natural. Deve-se considerar que elas, as vendas, vêm seguindo ladeira abaixo há bastante tempo. De 2015 para 2016, as vendas reais caíram nada menos que 7%. No período seguinte, ou seja, 2016-17, a queda foi ainda maior: 9%. Em outras palavras, há um represamento da demanda motivada obviamente pela queda da renda real das famílias, desemprego e pela falta de confiança dos indivíduos relacionada às condições para manterem-se trabalhando.

A recessão, ela própria amplia as possibilidades de retomada. A demanda fraca reduz a pressão da inflação e esta, por sua vez, muito mais baixa, propicia a redução das taxas de juros. Em outubro de 2016, a taxa de juros na ponta era de 98,95%. Um ano após, outubro desse ano, a mesma era de 92,51%. Ainda muito alta, mas significativamente menor: mais de seis pontos percentuais a menos do que a registrada naquele ano.

Já a renda real das famílias também vem se recuperando gradativamente e a taxa menor de inflação explica o seu movimento ascendente. Nos últimos doze meses, a renda real cresceu 6% e tal expansão vem sendo acompanhada por uma melhora da empregabilidade desde março de 2017. Essas condições mais favoráveis permitem que se estime um aumento real das vendas entre 6 e 8% para 2018.

É importante assinalar, contudo, que a política define a economia e não o inverso. O inverso até pode ocorrer, porém, de modo transitório. A expansão do consumo de modo sustentável só se dará com o crescimento dos investimentos e, estes, por sua vez, dependem das escolhas políticas que fizermos daqui em diante.

*Claudio Felisoni de Angelo é presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR)


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar