Brasil,

Chineses Reforçam Atenção com Riscos de Investimento no País

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ampliação de aquisições locais intensificam rigor com análise de oportunidades; consultoria comenta preocupações mais frequentes

O cenário político-econômico aliado ao preço atraente de ativos nacionais, à abundância de recursos naturais e ao tamanho do mercado consumidor brasileiro reforçam entre chineses a percepção do Brasil como grande oportunidade para investimentos.

“Se inicialmente os interesses eram focados apenas em recursos naturais e alimentos para abastecimento do mercado interno chinês, desde 2014 o Brasil é visto como relevante plataforma de crescimento para a indústria chinesa escoar sua produção e excedentes”, afirma Fernanda Barroso, diretora geral do escritório brasileiro da Kroll, líder global em gestão de riscos, investigações, compliance, segurança cibernética e resposta a incidentes.

E assim como crescem as cifras trazidas pelo gigante asiático ao país e muda-se o tipo de investimentos, tem se intensificado a preocupação com os riscos oferecidos em negócios locais. “Junto com a ampliação e diversificação de investimentos, evoluiu também a atenção com conformidade e políticas anticorrupção”, afirma Barroso.

“Temos observado uma grande procura por FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) due-diligence por clientes da China com interesses em nossa região”, completa, referindo-se ao marco legal norte-americano de combate à corrupção transnacional.

De acordo com a executiva, esse movimento não se restringe apenas ao fato de muitas operações envolverem ativos de empresas listadas em bolsa, relacionadas na operação Lava Jato ou vinculadas a estatais. Para ela, tem havido uma disposição crescente do governo chinês nos últimos anos em implementar programas anticorrupção no país.

Tal disposição ajuda a explicar o segundo ponto de atenção bastante observado, que diz respeito a questões trabalhistas e ambientais. “Eles buscam entender como atuar no Brasil sem ferir códigos nesses dois âmbitos, tendo em vista as grandes diferenças entre as legislações chinesa e brasileira. ”

Já o terceiro se refere a dúvidas quanto ao surgimento de políticas protecionistas após o pleito presidencial em 2018, alterando o contexto hoje propício a novos entrantes no mercado nacional. “A conjuntura atual é bastante favorável a investidores que querem exportar tecnologia e comprar ativos de infraestrutura, por exemplo, mas a indefinição quanto às perspectivas pós-eleições tem inspirado cuidados entre os chineses”, conta a diretora da Kroll.

Esse foco em aquisições busca não apenas atender objetivos estratégicos chineses do ponto de vista social e econômico, mas também financeiro. “O setor privado na China tem ganhado mais importância para o governo. Desse modo, surgem novos perfis de investidores, que se preocupam muito com a qualidade dos ativos em suas aquisições e participações societárias”, explica Barroso.

“Esse maior senso de oportunidade com vista a retornos cada vez mais competitivos com certeza traz reflexos ainda mais sensíveis em análise e gestão de riscos. O que, em última instância, beneficia tanto compradores como vendedores”, avalia a executiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar