Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que você acha de ouvir o texto ao invés de ler?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Recurso usado por jornais facilita o consumo de notícias

“A funcionalidade também visa outro perfil de pessoa, aquela que tem uma imensa dificuldade com tecnologia.Local: São Paulo, SP

Ouvir o texto ao invés de ler sempre foi o sonho de muita gente ávida por informação, mas sem paciência – ou tempo – para olhar páginas e mais páginas de notícias. O que era uma ideia até mirabolante, digna de animações e filmes futuristas, hoje é uma realidade simples e que pode ser implantada por qualquer jornal ou revista. E os leitores, ou melhor, ouvintes, estão adorando a mudança!

O nome técnico do recurso é TTS, do inglês “text-to-speech”, ou, traduzindo literalmente, texto para falar. Uma das empresas que oferecem a funcionalidade que converte instantaneamente palavras em voz é a especialista em tecnologia editorial Mundiware. Segundo o diretor da companhia, Emmanuel Ferreira, “o recurso torna a vida mais ágil, pois qualquer um pode consumir todo o conteúdo do jornal enquanto faz exercícios, arruma a casa ou dirige o carro”.

A funcionalidade de ouvir o texto está disponível na plataforma Elite CS, que integra as versões impressa, digital e mobile de empresas jornalísticas. Basta o leitor baixar o aplicativo do jornal ou da revista, na loja do seu smartphone. Toda notícia terá ao lado um botão para escutar sua transcrição ao invés de ler.

QUEM USA?

Um jornal do Grupo Raman Neves de Comunicação (GRN), o Em Tempo, de Manaus (AM), e o Diário de Notícias, de São Paulo (SP), já contam com a funcionalidade de ouvir o texto em seus aplicativos. Nas próximas semanas, o recurso será implantado nas outras empresas jornalísticas que usam o sistema Elite CS, da Mundiware, no Brasil.

Baixe o APP do Amazonas Em Tempo para:

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.emtempo&hl=pt_BR

- iOS: https://itunes.apple.com/us/app/emtempo/id1269771425?l=pt&ls=1&mt=8

Baixe o APP do Diário de Notícias para:

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=dn.mw&hl=pt_BR

- iOS: https://itunes.apple.com/us/app/di%C3%A1rio-de-not%C3%ADcias/id1253178475?l=pt&ls=1&mt=8

INCLUSÃO DE LEITORES

A opção de ouvir o texto não é uma vantagem apenas para consumidores de notícias sem tempo ou que, por questão de gosto pessoal, querem escutar ao invés de ler linha por linha, palavra por palavra. A funcionalidade tem um forte componente de inclusão, permitindo que pessoas com dificuldade de leitura ou problema nas vistas tenham acesso a conteúdo jornalístico de qualidade.

- 25% dos brasileiros são analfabetos ou semianalfabetos, e não se sabe quantos são aqueles considerados analfabetos funcionais, ou seja, conseguem ler, mas não compreendem textos longos. Para eles, escutar é muito mais assertivo;

- 6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência na visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, e 582 mil são cegas. Os dados são do censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e certamente, sete anos depois, o cenário já é pior;

- 30% da população é portadora de presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada.

MAIS CONSUMIDORES

Para boa parte deste público, só ouvir o texto faz sentido, porque a outra possibilidade é simplesmente ignorar o que os jornais publicam. Eles não conseguem ler.

“A funcionalidade também visa outro perfil de pessoa, aquela que tem uma imensa dificuldade com tecnologia. Para ela, já é muito difícil usar o smartphone para o básico, como telefonar e trocar mensagens, quanto mais manusear o aplicativo do jornal, com suas várias seções. Este tipo de consumidor adora poder apenas apertar o botão e ouvir o texto”, explica Emmanuel Ferreira, da Mundiware, que fez inúmeros testes com diferentes perfis de leitores para checar a usabilidade do recurso.

Jornais e revistas que não disponibilizam a ferramenta em seus aplicativos estão deixando de atingir uma imensa gama de brasileiros e, assim, perdem consumidores e fãs. São milhares – ou milhões, dependendo da região em que a empresa atua – de pessoas que não são cativadas por seus jornalistas, colunistas e anunciantes. É um ativo valioso desperdiçado todos os dias.

Acesse: http://www.mundiware.com/br?o=dino

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar