Cinco dicas para empresas que precisam cobrar seus clientes inadimplentes
O efeito direto de vendas com baixa qualidade é um alto índice de inadimplência. Para lidar com o cliente inadimplente durante o processo de cobrança, Ana destaca alguns pontos importantes que devem ser observados.
“O efeito direto de vendas com baixa qualidade é um alto índice de inadimplência. Para lidar com o cliente inadimplente durante o processo de cobrança, diz Ana.Local: São Paulo, SP
O atual momento econômico do país afeta a geração de caixa das empresas, que observam queda nas vendas e atrasos nos pagamentos de clientes. Neste contexto, um eficiente gerenciamento do processo de concessão e recuperação de créditos é fundamental para a manter a saúde financeira da empresa. Para Ana Luiza Milan, diretora de operações do Aliado.com.br, startup especializada em recuperação de créditos, em momentos de crise o empresário tende a manter vendas a todo custo. A especialista destaca, ainda, que o empresário não deve perder o foco em vendas, mas deve dedicar grande atenção a qualidade delas. O efeito direto de vendas com baixa qualidade é um alto índice de inadimplência. Para lidar com o cliente inadimplente durante o processo de cobrança, Ana destaca alguns pontos importantes que devem ser observados:
Recuperar dívidas não é, e não pode ser uma vingança de quem concedeu o crédito.
Podemos sentir uma sensação de frustração muito grande quanto vendemos um produto ou serviço e não recebemos por isso, porém precisamos considerar que na maioria dos casos o cliente não fica inadimplente por que quer. Ainda, é possível que o cliente esteja passando por um momento difícil de sua vida. Todos sabemos de nossas obrigações, por isso muitas vezes só é preciso lembrar de forma amigável o cliente devedor que há um título em aberto.
Não faça você mesmo.
Cobrar um cliente é normalmente algo constrangedor para ambos os lados, então para não passar por isso, coloque um terceiro para realizar esta função. O terceiro facilita inclusive o sucesso na recuperação. Antes podia ser muito caro para terceirizar este tipo de serviço, porém com as novas ferramentas on-line, como o próprio Aliado, além de barato, é muito fácil.
Há casos onde a cobrança amigável (não judicial) não resolverá o problema.
Se a falta de pagamento vier da insatisfação do cliente com o produto ou serviço adquirido, dificilmente uma cobrança extrajudicial trará resultados positivos. Neste caso é importante buscar um acordo com o cliente ou uma solução judicial, que muitas vezes não compensa devido aos custos envolvidos.
Muitas vezes a solução não é imediata.
O resultado da recuperação de créditos amigável vem do processo constante da cobrança. A cobrança não deve ser exagerada, porém não deve parar. É comum as empresas possuírem uma carteira de clientes inadimplentes, esta carteira deve ser cobrada constantemente.
Você provavelmente está competindo com outros credores.
Se o seu cliente está devendo para mais alguém, você não será o único a cobrá-lo, e, certamente quem não cobrar ou for indelicado na hora de fazer isso, perderá “posições” na fila de qual credor será pago. Lembrando que quem cobrar primeiro, receberá primeiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>