O processo de tomada de decisão na rotina, a gestão de riscos e as normas
O desenvolvimento e a implementação de sistemas de gestão baseados em normas internacionais pode contribuir de maneira significativa que uma organização minimize seus riscos.
“Visão sistêmica é vital no processo de tomada de decisãoLocal: Porto Alegre - RS
A Revolução Industrial abriu uma enorme janela que proporcionou a massificação da produção, quando comparada aos artesãos. Ao mesmo tempo, trouxe consigo a chamada “divisão do trabalho” ou especialização, fazendo com que determinadas pessoas se dedicassem a atividades específicas dentro de uma organização.
Um dos grandes desafios de absolutamente qualquer organização nos dias de hoje – independentemente de porte ou setor – é, ainda que minimamente, recuperar a “visão do todo” dos artesões.
Por quê? Porque todos, absolutamente todos, em uma organização estão – em suas rotinas de trabalho – a tomar decisões.
Já se foi o tempo em que se imaginava que apenas altos executivos ou o Conselho de Administração poderiam tomar decisões com potencial de causar grande impacto à organização. Ou alguém já se esqueceu do recente incidente do “desembarque compulsório” de passageiros por uma companhia área americana?
Visão sistêmica é vital no processo de tomada de decisão.
Em um ambiente de negócios cada vez mais conectado e complexo, avaliar minimamente o impacto de uma decisão sobre diferentes perspectivas do desempenho da organização é vital para sua sobrevivência e crescimento.
Quando um inspetor aprova ou desaprova determinado produto, pode gerar consequências na satisfação dos clientes, impactos financeiros, responsabilidade civil pelo fato do produto e até mesmo danos à reputação da organização.
Quando um comprador decide optar por determinado fornecedor, de forma análoga, pode estar criando impactos a diferentes aspectos do desempenho.
E isso vale para todas pessoas, em todos os processos e em todos os níveis da organização.
Com toda certeza, não será a simples existência de padrões (ou normas) que parametrizem a tomada de decisões que mitigará todas as eventuais vulnerabilidades de uma organização. Porém já é um ponto de partida.
Afinal, decisões podem se basear em regras (procedimentos), em princípios e/ou em valores.
O desenvolvimento e a implementação de sistemas de gestão baseados em normas internacionais podem contribuir de maneira significativa que uma organização minimize seus riscos. Atualmente, as normas de sistemas de gestão publicadas pela ISO trazem – todas – requisito sobre a necessidade da “gestão de riscos”.
O efetivo conhecimento e gestão dos riscos permite que uma organização tenha clareza sobre os eventuais passivos que são criados por sua operação.
Passivos esses que – no limite – podem levar uma organização a uma grande exposição pública, como as geradas por operações como “Lava Jato” e “Carne Fraca”.
Se você busca uma maneira de compreender normas de sistemas de gestão de uma maneira diferenciada, veja algumas oportunidades que a ATSG – Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão tem programado em turmas abertas.
A ATSG é um “think tank” em sistemas de gestão baseados em normas e – orgulhosamente – é uma geradora e disseminadora de conhecimento original e relevante sobre esses temas.
Padrões não são “caretas”. Seguir procedimentos é “da hora”. Estar certificado segundo uma Norma Internacional facilita negócios!
Lembre-se das palavras do personagem de Woody Allen no filme “Crimes e Pecados”: "Nós somos a soma das nossas decisões". Nesta linha, “uma organização é a soma das decisões de todas as pessoas que a compõem”!
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário