Brasil,

Governança Corporativa em debate no Rio de Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FUNENSEG
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seminário “Governança Corporativa no Mercado de Seguros” foi promovido pelo CPES no dia 28 de setembro, no Rio de Janeiro

“Os conflitos de interesses que envolvem empresas têm origem em contratos incompletos, que não preveem ou descrevem as contingências que podem aparecer”, afirmou o mestre em Finanças Corporativas e analista técnico da Susep, Vitor Providente. Ele foi um dos palestrantes do seminário “Governança Corporativa no Mercado de Seguros”, promovido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, no dia 28 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Por definição, governança corporativa é o conjunto de processos que regulam a maneira como uma empresa é dirigida ou administrada. Nesse sentido, o evento teve como proposta apresentar conceitos relacionados à estrutura de governança corporativa e traçar um panorama sobre as principais práticas adotadas nesse segmento e seus impactos sobre os indicadores de eficiência.

A primeira apresentação da noite coube ao especialista em Compliance e Controles Internos, Assízio de Oliveira, que destacou a importância do controle interno na prática de governança corporativa. “Governança vem das expectativas que os clientes têm de a empresa funcionar bem. O controle interno garante o equilíbrio das questões de governança”, afirmou.

Conselho de Administração como aliado

Segundo Oliveira, para que a empresa tenha sucesso nessa área é necessário prestar atenção em todos os stakeholders, e não só nos acionistas. Assim, deve-se harmonizar possíveis conflitos e interesses, baseando-se em princípios éticos, separação de funções e gestão.

As práticas de governança corporativa são regidas por quatro pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para mantê-los em harmonia, é recomendável que a empresa crie um Conselho de Administração, conceito introduzido por Oliveira e que foi foco da palestra de Vitor Providente.

“O Conselho de Administração é o agente chave da boa governança corporativa, responsável por aprovar estratégias empresariais, fiscalizar os atos e contas da diretoria executiva, supervisionar as funções de governo e deliberar sobre a criação de comitês auxiliares”, explicou Providente.

O analista técnico abordou, ainda, a origem dos conflitos de interesses entre gestores e acionistas, que começam a surgir com contratos incompletos. “Os contratos não preveem contingentes. Os executivos conhecem mais o negócio e acabam ficando com o livre-arbítrio para decidir sobre a alocação dos recursos em uma situação não prevista”, concluiu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar