Recuperação de crédito automatizada gera eficiência

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agnes GArcia - Dino

Recuperação de crédito automatizada gera eficiência

Ganho de produtividade, agilidade na localização e realização de propostas para devedores são as vantagens de ter um sistema de gestão.

“A cobrança é um processo. É essencial entender que cada negociação é diferenciada e que não basta um único contato com o inadimplente. Local: São Paulo, SP

O mercado de recuperação de crédito no Brasil está em alta, parte devido ao aumento da inadimplência no Brasil desde o início do ano, segundo dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), além do interesse na taxa de retorno com a retomada da economia, levando aos devedores a pagar suas contas em atraso.

As assessorias de cobrança, empresas especializadas em recuperação de créditos vencidos que adquirem, em geral, carteiras de inadimplentes de grandes instituições credoras, requerem se tornar cada vez mais eficientes para obter rentabilidade em seu negócio.

A Mesquita e Politani Advogados Associados, uma assessoria de negociação de dívidas especializada, afirma que obteve ganho de produtividade, maior facilidade na localização dos inadimplentes, além de agilidade na realização de propostas para acordos de pagamento após adotar a plataforma de gestão de cobrança Intersic, da MFM.

“A cobrança é um processo. Primeiro, é essencial entender que cada negociação é diferenciada. Depois, é importante considerar que não basta um único contato com o inadimplente. Por isso, todo o histórico de negociação tem que ter acompanhamento”, comentou Dr. Francisco Politani, sócio da empresa.

A tecnologia trouxe para a assessoria a otimização de seus processos internos. Atividades que antes era realizadas em duas horas, passaram a ser resolvidas em 5 minutos, devido a integração sistemática e dos relatórios automatizados.

Outro ganho foi a localização de clientes devido a higienização da base, permitindo que a assessoria dirija os esforços de seu time em cobrar os clientes encontrados, os quais tem maior chance de aceitar uma negociação. “Antigamente se perdia muito tempo para encontrar o devedor em seus telefones atualizados”, reforça Politani.

A segmentação dos devedores também trouxe eficiência, pois proporciona a criação de diferentes grupos de clientes com agendamento de contato, considerando aqueles com maiores condições de fechar um acordo a curto prazo e as pessoas que já declaram não ter como pagar sua dívida em pouco tempo, devendo ser contatadas no longo prazo.

Uma das funcionalidades também implementada pela empresa foi a régua de relacionamento, gerando variadas mensagens de acordo com os diferentes perfis de clientes, tornando a comunicação adequada.

Quanto mais controle a assessoria de cobrança tiver sobre sua carteira de devedores, mais eficiência terá na conclusão de acordos e no acompanhamento dos pagamentos das negociações.