Brasil,

Roubo de Carga e o Seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Labatut - Corretor de Seguros
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ricardo Labatut Ricardo Labatut

Muito tenho lido e acompanhado a situação do Roubo de Carga no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Olhando para o nosso mercado segurador frente a esse problema, entendo que o roubo de carga é um reflexo de um conjunto de circunstâncias política - econômica - social que levam a situação a níveis nos quais nos encontramos.

Obviamente o combate ao roubo de carga deve ser atacado na raiz do problema:

- com medidas Políticas , legislativas, econômicas e sociais que são as únicas que tem condições de reduzir ou mesmo colocar em níveis mínimos o problema;

- na sua objetividade pela ação da polícia e pelas medidas de gerenciamento de risco elaboradas e realizadas pelos nossos especialistas na matéria e que atuam junto aos segurados no dia a dia,

Dentro desse contexto, o mercado segurador deve se posicionar no que lhe cabe que é o de precificar corretamente o risco, portanto viabilizar o seguro, e que pode resultar em repassar tanto redução como aumento de taxas à sociedade.

O que me preocupa é que não vemos atitudes no sentido dessa procura pela precificação assertiva por parte dos Seguradores, além de observarmos o mercado segurador abrir mão de receitas financeiras como DDRs, Estipulações e ainda “turbinados” por normas legais que ajudam a promover o enfraquecimento financeiro do mercado segurador de transporte Brasileiro.

Da forma que a comercialização do seguro de transporte está estruturada atualmente, o mercado de seguros está absorvendo muito mais do que deveria as consequências do roubo de carga no Brasil, e dessa forma, pela baixa arrecadação de prêmios, os Seguradores perdem (basta olhar a sinistralidade das Cias), os corretores tem suas comissões reduzidas, o Governo perde com a redução da arrecadação, e se nada for feito, até os próprios segurados que aparentemente se beneficiam com o atual cenário comercial, irão perder ainda mais (principalmente os pequenos), como já veem perdendo com o acesso a produtos e coberturas que lhes garantam suas operações de forma eficiente.

O mercado de seguros tem que ser forte financeiramente para podermos prestar um bom serviço, através de um bom atendimento comercial e com indenizações rápidas e eficientes! E para isso acontecer, somente cobrando o justo e não rasgando dinheiro, o que infelizmente o mercado vem fazendo.

Nessa matéria, não cabe detalhar os absurdos comerciais com os quais temos nos deparado atualmente no mercado para não chocar e não desestimular nossos colegas, mas para alguns leitores que estão envolvidos nessas operações que me refiro, espero que sirva de alguma forma de reflexão para ajudarmos o nosso mercado Segurador de Transportes a ter dias melhores.

Ricardo Labatut
Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar